Cop 30 cartas estudantes
Foto: Divulgação

Em frente à crise climática, 90 alunos do Ensino Fundamental da Escola Pedro Apóstolo, em Curitiba, decidiram escrever cartas aos chefes de estado participantes da trigésima Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em Belém (PA), como medida para gerar transformações palpáveis no planeta.

Quase cem cartas individuais com alertas comoventes sobre os riscos dos impactos ambientais e ideias para um futuro mais ecológico. Os textos serão levados ao Pará onde líderes mundiais os receberão entre os dias 10 a 21 de novembro, durante a COP 30.

A missão começou no dia 7 de outubro, quando a pedagoga e diretora da escola, Carolina Paschoal, partiu de carro elétrico até a Marina de São Francisco do Sul (SC), acompanhada do diretor de meio ambiente do Porto de Paranaguá,  João Paulo Santana, da estudante do nono ano da escola, Marina Flor Scalzo e da CEO da Sítio Jaguatirica, Carla Simas, para compor a  tripulação do Veleiro Jeanne de São Francisco do Sul, sob a responsabilidade do comandante Karol Kowalski rumo ao Guarujá (SP), levando as cartas escritas pelos alunos. Lá, o material foi entregue ao comandante Gabriel Di Capitani que está a bordo do veleiro polar Endurance em uma expedição pela OceanPact, que conduzirá a expedição até Belém. A previsão de chegada será no dia 07 de novembro e a entrega das cartas será no dia 11 de novembro na Cop. 

“Os alunos expressaram não apenas suas preocupações, mas também suas esperanças e soluções. Cada carta reflete a sensibilidade e o engajamento de crianças que já entendem a importância de agir agora”, destaca Carolina Paschoal, diretora e pedagoga da Escola Pedro Apóstolo.

A diretora, grande motivadora de toda essa jornada, também terá um papel fundamental na COP 30. Ela representará a instituição em Belém como uma das palestrantes do evento, falando sobre o papel da educação na construção de uma cultura de sustentabilidade. A palestra está marcada para o dia 11 de novembro na Green Zone – área do evento aberta ao público, que reúne atividades, debates e exposições, onde ela participará como a única representante da educação básica brasileira na programação da organização internacional RTCC, observadora oficial das convenções ambientais da ONU.

Educação que transforma

E essa jornada em torno da sustentabilidade começou em 2019, quando a Escola Pedro Apóstolo fez da educação ambiental um dos pilares de sua proposta pedagógica através do Projeto Mares Limpos da ONU, na qual tinha o propósito de repensar o uso do plástico na instituição. O compromisso com o meio ambiente está presente tanto nas salas de aula quanto nas atitudes diárias da comunidade escolar.

Entre as iniciativas, destacam-se o Programa Desconto Sustentável, que estimula hábitos conscientes por meio de abatimentos na mensalidade, o uso de energia 100% renovável, proveniente de usinas solares, a reciclagem dos livros didáticos utilizados pelos alunos, o recolhimento de óleo de cozinha para a conversão em biodiesel, a participação no projeto Tampinha Solidária, que converte tampas plásticas em recursos para instituições de acolhimento de idosos.

Além das iniciativas que envolvem a comunidade, o principal projeto da escola é ensinar e capacitar os estudantes através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em projetos de pesquisa escolhidos pelos grupos que resultam em pesquisas acadêmicas consistentes e  que principalmente promovem o desenvolvimento do senso crítico e a mudança de posicionamento relacionados aos impactos do ser humano no meio ambiente. 

Sobre a Escola Pedro Apóstolo

Fundada há mais de 25 anos, a Escola Pedro Apóstolo tem como base valores como respeito, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Localizada no bairro Capão Raso, em Curitiba, atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, com opções de turno integral bilíngue e meio período.

Com foco na formação integral, a escola alia o desenvolvimento intelectual ao emocional, estimulando a curiosidade, a empatia e o protagonismo dos alunos. Os espaços são pensados para promover o sentimento de pertencimento e a aprendizagem ativa, sempre com investimento constante em novas tecnologias e formação docente.

Escola Pedro Apóstolo   

Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso   

Telefone: 41-3347-5834   

Whatsapp: 41-99684-7218   

[email protected]   

www.pedroapostolo.com.br   

Facebook: escolapedroapostolo