Foto: Arquivo/ Agência Brasil

No boletim informativo da dengue, que registra números de janeiro a outubro de 2023, Curitiba confirmou 605 casos de dengue, sendo que 31 são autóctones, ou seja, que a contaminação aconteceu na cidade. Enquanto em 2022, foram contabilizados 227 casos em Curitiba, dos quais cinco eram autóctones.

Para combater a proliferação de focos do mosquito, mutirões de limpeza são realizados ao longo do ano. Nesta semana, moradores do bairro Prado Velho, do Distrito Sanitário Matriz, recebem o mutirão Curitiba sem Mosquito, uma ação conjunta da secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Os agentes comunitários da Secretaria Municipal da Saúde percorrem desde ontem 37 quarteirões do Prado Velho, em visita às casas e aos comércios. Nos mutirões, eles vistoriam os terrenos em busca de recipientes que podem acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

Na segunda (20) e terça-feira (21), caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão recolher os entulhos.