
Nas visitas guiadas à Catedral Basílica de Curitiba, os espectadores conhecem a história do templo e da cidade. Com um roteiro que visa apresentar o espaço, o tour conta com vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.
As visitas são abertas para o público, acontecendo mensalmente — usualmente no terceiro sábado do mês; com datas divulgadas nas redes da Catedral Basílica. O evento tem duração aproximada de 2h45, começando às 9h. Inscrições são realizadas a partir do site da Catedral.
As visitas são mensais, totalmente gratuitas, e acontecem sempre em algum sábado do mês (quase sempre no terceiro), mas as datas são divulgadas na semana que as antecede nas redes sociais da Catedral Basílica. A visita tem duração aproximada de 2h45, iniciando às 9h, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.catedralcuritiba.com.
O mediador, Gabriel Forgati, é bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, e já realizou quase 140 mediações para mais de 5mil pessoas. Enfatiza-se, ainda, que a visita guiada não é estritamente religiosa e tampouco exclusivamente voltada ao público cristão católico; é um roteiro que privilegia a história e as artes, e que tem como pano de fundo a religiosidade católica que atravessa esses aspectos.
As inscrições são abertas sempre nas quartas-feiras que antecedem as visitas, às
12h. As edições ainda em 2025:
– 18 de outubro
– 8 de novembro
– 13 de dezembro
Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação
Em 2023, as Visitas Guiadas à Catedral Basílica de Curitiba ganharam uma publicação que as materializa e as complementa. O livro “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”, do historiador Gabriel Forgati, reúne, em mais de 200 páginas, parte da trajetória histórica de mais 350 anos da instituição mais antiga de Curitiba, e capítulos destinados a expor e explicar seus espaços, vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas. Realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Guia de Visitação buscar democratizar o acesso a uma pesquisa de dez anos sobre o principal templo católico de Curitiba e uma das construções mais emblemática da capital dos paranaenses.
Sobre o mediador
Gabriel Forgati é historiador, pesquisador e mediador cultural. Bacharel em História – Memória e Imagem (2020) e Mestre em História (2023) – Linha de pesquisa em Arte, Memória e Narrativa, ambos pela UFPR, foi Técnico do Arquivo da Catedral Basílica de Curitiba entre 2013 e 2020. Na mesma instituição realiza, desde ago/2016, visita mediada mensal e gratuita.
É autor do livro “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”, publicado via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba em 2023.