CELULAR
PCPR promove devolução de 600 celulares recuperados em Curitiba e Cascavel (Foto: Gabriela Tawrdowski/SESP)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) devolveu aos legítimos donos celulares furtados ou roubados e que foram recuperados por meio de ações policiais. A entrega dos aparelhos aconteceu neste sábado (4), em dois eventos realizados em Curitiba e em Cascavel, no Oeste do Estado. As vítimas foram contatadas e compareceram para fazer a retirada dos aparelhos. No total foram recuperados 591 aparelhos. Com essa ação, a PCPR soma 760 restituições neste ano.

Todos os celulares foram recuperados pela PCPR durante procedimentos investigativos de crimes de furtos e roubos ocorridos na Capital, Região Metropolitana e na cidade do Oeste. O delegado da PCPR Fernando Zamoner explica que a entrega é resultado de uma força-tarefa que atuou em várias frentes para a recuperação de celulares furtados ou roubados.

“Além da investigação dos furtos e dos roubos, direcionamos especial atenção à prática da receptação nos comércios formais e informais de celulares. Além disso, identificamos pessoas que estavam utilizando aparelhos que foram fruto de crime, as intimamos e apreendemos esses celulares.”

Para a identificação de cada aparelho e de seu respectivo proprietário, foram analisadas as informações registradas nos boletins de ocorrência. Por meio do número do IMEI, os policiais conseguiram individualizar cada celular e contatar as vítimas para que comparecessem aos eventos. O IMEI pode ser localizado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou nos dados da conta do Google ou do IOS vinculada.

Nos últimos meses, a ação resultou na recuperação de 421 aparelhos em Curitiba. A devolução foi  durante o evento realizado no shopping Jockey Plaza. Em Cascavel, foram recuperados 170 aparelhos, todos entregues aos seus reais proprietários durante a ação na Delegacia Cidadã.

RECUPERACEL

As ações fazem parte do Projeto RecuperaCel, que tem como objetivo identificar e restituir celulares furtados ou roubados, fortalecendo a confiança da sociedade na PCPR e contribuindo para a redução da criminalidade. O projeto integra sistemas de rastreamento, análise de dados e diligências policiais para localizar aparelhos desviados e responsabilizar os envolvidos. A primeira edição do programa aconteceu em maio deste ano, em Cascavel, com a devolução de 160 aparelhos.

“Lembrando que o primeiro agente a trabalhar nesses casos foram as próprias vítimas, que confiaram no trabalho policial, compareceram à a delegacia de polícia e fizeram o boletim de ocorrência”, destaca o delegado da PCPR Diego Ribeiro.

UM CASO A CADA 43 MINUTOS E LOCAIS COM MAIS OCORRÊNCIAS

A cada 43 minutos, um celular é furtado ou roubado em Curitiba. É o que revelam dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR).

O bairro com mais registros, como seria de se esperar, é o Centro. Entre janeiro e setembro de 2024, as forças de segurança anotaram 2.389 casos de furto ou roubo de celulares no mais movimentado bairro curitibano, o equivalente a 26,1% (ou mais de um quarto) dos casos em toda a cidade.

Na sequência, quatro bairros que tiveram mais de 300 ocorrências nos nove primeiros meses do ano passado. São eles: Água Verde (358 furtos e roubos de celulares), Rebouças (333), Portão (331) e Cidade Industrial de Curitiba/CIC (329).

E o “top 10” conta ainda com Sítio Cercado (292), Batel (289), Jardim Botânico (255), Pinheirinho (247) e Boqueirão (239).