mariachis cemiterio jardim da saudade
Mariachis no Jardim da Saudade (Foto: Franklin de Freitas)

O Dia de Finados, nesta quinta-feira, 2 de novembro, ganhou imagens diferenciadas em cemitérios de Curitiba. O Grupo Jardim da Saudade, por exemplo, promove um Dia de Finados diferente, inspirado no filme Viva: A vida é uma festa., com a presença de mariachis, os músicos mexicanos, camarins de pintura para as crianças, projeção de filme e pipoca.

Dia de Finados movimenta cemitérios de Curitiba. Veja fotos

“Geralmente, o Dia de Finados é uma data de recolhimento em memória das pessoas que já se foram, no entanto, há muitos anos, nós celebramos essa data lembrando com alegria os nossos falecidos, porque acreditamos que a vida deles e a sua existência, sua passagem por aqui, merece sim ser festejada”, afirma a Diretora Executiva do Grupo Jardim da Saudade, Bruna Mirada.

O filme “Viva – A Vida É uma Festa” (2017), da Pixar, conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha ser um músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a seguir adiante, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, causa uma extraordinária reunião familiar.

image-2
Franklin de Freitas

Planetário, feira pet e ações de reciclagem no feriado de Finados

Outro que inovou neste ano, o Cemitério Vertical de Curitiba preparou uma ampla programação para a celebração do Dia de Finados. Até a próxima sexta-feira (03/11), serão realizadas vivências, missas e apresentações musicais, feira de adoção de pets, arrecadação de recicláveis e campanha de doação de livros.

Entre as novidades para este ano estão o Jardim das Gentilezas, a Estação das Doações e o Planetário Urânia. São esperadas para o Dia de Finados mais de 50 mil pessoas que contarão com uma vasta agenda, serviços especiais e a atenção de 250 colaboradores do Cemitério Vertical de Curitiba.

Segundo Vanessa Zimkovicz, responsável pelo marketing do Cemitério Vertical, o tema escolhido busca valorizar a cortesia, a consideração, o respeito e a amabilidade em relação aos outros. “Isso envolve tratar as pessoas com bondade e empatia, independentemente das diferenças. A gentileza é o desejo genuíno de ajudar e fazer o bem”, lembra Vanessa.

Ciência, gentileza e solidariedade – O Jardim das Gentilezas funcionará no Dia de Finados (02/11). Em uma tenda montada ao ar livre, os visitantes receberão mensagens de incentivo à prática de gentilezas. Outra novidade é a Estação das Doações, um espaço dedicado para a doação de brinquedos, roupas ou itens não perecíveis que serão destinados ao Instituto Beija-Flor (Colombo) e Lar de Idosos Socorro aos Necessitados do Tarumã. A ciência também ganha espaço com as projeções, de hora em hora, de imagens do Universo no Planetário Urânia.

image-1
Foto: Acervo Cemitério Vertical de Curitiba

Causa animal e reciclagem – Na quinta e sexta-feira (dias 02 e 03/11), o Cemitério Vertical de Curitiba em parceria com a organização da We Love Pets e a Associação Entre Patas e Beijos, a Feira Social Pet vai incentivar a adoção responsável de filhotes e também cães adultos resgatados que necessitam de um novo lar.