Paraná barbaran

“Cena de horror num bar tão querido”: testemunha relata crime em Curitiba

Um homem foi baleado dentro do Barbaran Ucrânia, no Centro de Curitiba, na noite de sexta-feira (26)

Isabelle Sales
Imagem do WhatsApp de 2025-09-27 à(s) 11.48.33_c4b625f7

Homem é baleado por policial civil dentro de bar em Curitiba (Imagem: Reprodução)

Um homem foi baleado dentro do Barbaran Ucrânia, no Centro de Curitiba, na noite de sexta-feira (26), após uma briga com um policial civil que estava de folga. O disparo atingiu o tórax da vítima, que segue internada em estado grave. O bar, localizado na Alameda Augusto Stelfeld, próximo aos bairros Batel e Mercês, estava cheio de clientes, incluindo famílias com crianças, no momento do crime.

Segundo relatos de testemunhas, a discussão teve início por volta das 20h entre o policial e outro homem. No banheiro, a vítima chegou a agredir o policial, que então efetuou o disparo. O clima, antes de virar caos, era de normalidade, segundo frequentadores.

A jornalista Sonia Marques, que estava no bar, descreveu a situação: “Havia muitas pessoas em pé no acesso aos toaletes e cozinha. Isso é muito normal quando o bar fica cheio. Então, como o local tem muita gente, é passagem da cozinha, por ali o barulho sempre é grande. Porém, no momento do ocorrido, ouvimos um barulho como se alguém tivesse falado alto, tipo discussão. Em seguida, um som de pancada, e em seguida de novo, som de porta batendo. Esses sons de pancada de corpo e porta batendo foram os únicos sons que ouvimos mais agudos. Não sou expert em som de tiro… então, se foram dois tiros como divulgado, seriam esses dois sons aí. Por isso, ninguém, absolutamente ninguém ali no bar imaginava que tinha ocorrido briga ou tiro ali dentro. O bar é pequeno, super acolhedor com todos. Frequento há muitos e muitos anos e nunca houve nada. Então, jamais alguém supôs que havia ocorrido tiros ali dentro. Sequer uma briga.”

Vítima estava acompanhada da família no bar

Poucos minutos depois, uma jovem começou a chorar intensamente, sendo amparada por amigos. Testemunhas relatam que se tratava da filha vítima.

Conforme apurado, a ida ao bar teria sido um passeio turístico junto com a família que chegou do Rio Grande do Sul.

A equipe da Polícia Militar chegou cerca de 15 minutos após o incidente. Até a chegada dos agentes, os clientes não tinham clareza sobre o que havia acontecido, o que aumentou a tensão no local.

O policial civil também se feriu durante a confusão e recebeu atendimento do Siate, sendo posteriormente encaminhado ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O Barbaran

O Barbaran é um dos bares mais famosos de Curitiba, eleito dez vezes na categoria Melhor Boteco de Curitiba.

“Infelizmente a casa foi vítima de uma pessoa irresponsável. Um agente de segurança fez consumo de bebidas alcoólicas e dentro do banheiro fez disparos. É lamentável que uma situação dessas ocorra. Pôs em risco vários clientes da casa”, disse Igor Baran, proprietário do Barbaran, que mandou evacuar o local após o ocorrido.

“Como representante da classe, acho inadmissível uma pessoa que tem responsabilidade e tem armas de foto faça mau uso. A pessoa (vítima) está no hospital, correndo risco de vida. Mas a casa está prestando toda a assistência”. Mais tarde, o proprietário voltou a comentar o assunto: “A situação poderia ter sido evitada. Não se pode consumir bebida alcoólica com porte de arma”.