Centro Cívico ganhará novo edifício sustentável projetado por Bongestabs

Edifício será construído pelo TCE-PR em terreno doado pelo governo estadual, destinado ao estudo de soluções inovadoras

Redação Bem Paraná com assessoria

Arquivo Bem Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu início à segunda fase do Projeto Espaço Ágora com a apresentação, pelo arquiteto Domingos Bongestabs, do anteprojeto do edifício de arquitetura sustentável que deverá ser construído em terreno doado ao TCE-PR pelo governo estadual, junto ao Bosque do Papa, destinado ao estudo de soluções inovadoras para aprimorar a administração pública.

A iniciativa, que é coordenada internamente pelo chefe de gabinete da Presidência, Hélio Gilberto Amaral, visa também oferecer um espaço de lazer e cultura para a comunidade, além de uma área específica que será utilizada pelo Tribunal.

Exemplo

Segundo o arquiteto, que tem 80 anos e é responsável por projetos como a Ópera de Arame, Universidade Livre do Meio Ambiente e Chapéu Pensador, o Ágora será mais um exemplo da arquitetura sustentável, com um portal de entrada entre pinheiros, todo construído em madeira e vidro, sem necessidade de nenhuma intervenção no terreno.

Bongestabs descreveu a obra como multifuncional, mesclando atividades rotineiras e um centro cultural. O formato redondo acompanha a forma da copa dos pinheiros. O edifício terá dois pavimentos, um térreo, aberto à comunidade com paisagismo e outro, superior, onde estarão as áreas de trabalho. Uma rampa em formato circular, em meio as árvores, dará acesso à construção. Um projeto de paisagismo também será integrado ao Ágora, no acesso ao prédio.