00500577
Praça Generoso Marques com o Paço Municipal. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Com o feriado prolongado de Corpus Christi, moradores e turista podem redescobrir o Centro de Curitiba. A pé, é possível explorar os pouco mais de 5 km² do bairro histórico, repleto de surpresas que vão de construções centenárias à gastronomia típica e espaços culturais que contam a história da cidade.

Confira cinco opções de passeios pelo Centro de Curitiba:

Rua XV de Novembro

Partindo da Praça Osório, comece percorrendo a Feira Especial de Inverno, que vai até 20 de julho e integra a programação do Inverno Curitiba 2025. Na sequência, caminhe pela via de pedestres apreciando cartões-postais como o relógio de 1914 da Boca Maldita; o Edifício Garcez, primeiro “arranha céu” de Curitiba com seus oito andares; o Bondinho e as mesinhas ao ar livre com o mobiliário urbano dos anos 1970; o prédio de 1893 com janelas em estilo neogótico na esquina com a Monsenhor Celso; e os casarões das décadas de 1910 a 1940, como o que abriga a Confeitaria das Famílias. Ao final, atravesse a Rua Presidente Faria e aprecie na Praça Santos Andrade os grandiosos prédios da UFPR e do Teatro Guaíra.

Mercado Municipal

O  Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1.865) é um programa obrigatório por quem visita a cidade e todos os moradores aficionados por sabores do mundo. São mais de 300 estabelecimentos, entre bancas e lojas, que vendem hortifrutigranjeiros convencionais e orgânicos (o primeiro setor de orgânicos do país está no local), especiarias, cereais, carnes, peixes e comidas de várias nacionalidades. 

Largo da Ordem

De segunda a segunda, há o que fazer no Largo da Ordem, o coração do Centro Histórico de Curitiba. Da tradicional feira de artesanato nas manhãs de domingo, passando pelas igrejas históricas, museus e espaços culturais, turistas e moradores podem ficar horas percorrendo cada local, sem falar na variedade de bares, restaurantes e casas noturnas. 

Praças Tiradentes e Generoso Marques

As praças Tiradentes e Generoso Marques são o coração do Centro: Curitiba nasceu nesta parte do bairro. Na Praça Tiradentes, a Catedral de Curitiba se destaca com linhas neogóticas, mas não deixe de apreciar na praça, protegidos por uma estrutura de vidro, os vestígios do piso original do Largo da Matriz (primeiro nome da praça), possivelmente construído durante o período Imperial do Brasil. Em frente, do lado oposto da Catedral, está o relógio de sol, na fachada da antiga Farmácia Stellfeld, aberta em 1857. 

Passeio Público

Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público comemora 140 anos em 2026. No local, há ilhas, pontes, pistas de caminhada, parquinho infantil, alamedas, pistas e lagos bem-cuidados pela Prefeitura de Curitiba, sem contar as áreas de aves e macacos e o Coreto Digital, que exibe vídeos em uma tela curva de LED de alta definição.