Durante a pandemia, cerca de 10% dos paranaenses estão trabalhando em home office

Estimativa mostra um abismo de diferença com relação a classe social e cor da pessoa

Redação Bem Paraná

Agência Brasil

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou uma tabela com a estimativa de quantos paranaenses estavam em home office em julho deste ano. Eram 504,1 mil trabalhadores em casa, o que corresponde a cerca de 10% a força de trabalho no Paraná. No Brasil seriam 8,4 milhões de pessoas trabalhando remotamente.

A estimativa leva em conta o total de pessoas que trabalham com carteira assinada. No Paraná seriam cinco milhões e no Brasil, 81,4 milhões. Do total no Paraná, a maioria é mulher (59%) e os homens representam os outros 41%.

A estimativa também mostra algumas disparidades, especialmente quanto à raça e tempo de escolaridade. Daqueles que trabalham em home office, apenas 18% são negros e 22% não têm o ensino superior completo. Também, 25% não tem casa própria.

Outro dado que confirma um certo abismo social entre as pessoas que podem trabalhar de casa em relação a outras. Apenas 5% ganha até um salário minimo; 6% de 1 a 2 salários mínimos; 14% de 2 a 3 salários; e 27% ganham acima de 3 salários mínimos.

UFPR
Um outro estudo também mostra diferenças, mas entre aqueles que estão em home office. O relatório técnico baseado na pesquisa sobre o trabalho remoto na pandemia aponta que, em uma comparação entre setor público e privado, o número de servidores públicos que precisa cumprir metas de produtividade é maior que de trabalhadores de empresas privadas. O estudo também indica que profissionais do setor de educação têm apresentado dificuldades de adaptação à nova modalidade.

Com relação ao gênero, o relatório destaca que a maior parte dos profissionais que diz estar trabalhando em um ritmo mais acelerado na pandemia é composta por mulheres. O trabalho foi realizado pelo Grupo Estudo Trabalho e Sociedade (GETS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Rede de Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir).

O estudo também constatou que os trabalhadores do setor público tiveram mais gastos pessoais e menos recursos oferecidos pelas instituições para a execução das atividades em regime remoto do que aqueles que atuam na esfera privada. O resultado está alinhado com a diminuição de gastos que vem sendo constatada pelo setor público com a adoção dessa modalidade de serviço.

Detalhes do trabalho em home office

Estimativa Dieese

Fonte: IBGE. Pnad Covid19. Brasil e Unidades da Federação – dados de julho de 2020
Elaboração: DIEESE

Estudo UFPR