No auge da floração, as Cerejeiras-do-Japão dão mais colorido às ruas, parques e praças da Capital nesta época do ano. A beleza das cerejeiras pode ser vista, na praça do Japão, no Jardim Botânicos, nas ruas 15 de Novembro, Sete de Setembro, Pasteur e nas avenidas Iguaçu e Anita Garibaldi.
No Jardim Botânico, cerca de 30 árvores formam um corredor do início do estacionamento até o portal de entrada do parque. Para quem gosta de contemplar e registrar a beleza das cerejeiras é bom se apressar, porque a floração da espécie é rápida, normalmente no meio do inverno, durando no máximo 10 dias.
A Cerejeira-do-Japão, no tom rosa, é uma flor típica do inverno. As flores nascem somente depois da queda de todas as folhas da árvore, o que ocorre na época de frio. É também uma forma de as flores ficarem mais visíveis, facilitando a polinização por abelhas, conta o biólogo Luiz Felipe Cavazzani, do Horto Municipal da Barreirinha.
As primeiras mudas de cerejeiras chegaram a Curitiba trazidas por imigrantes japoneses, há aproximadamente 80 anos. A espécie teve rápida adaptação ao clima curitibano. Por ser uma árvore de pequeno e médio porte, pode ser usada na arborização pública viária, explica Cavazzani.

Apesar disso, a produção de mudas é pequena no Horto Municipal, mais para ornamentação, por ser a cerejeira uma espécie exótica. As espécies exóticas podem se tornar invasoras, tomando o espaço das espécies nativas.
Tempo — Ontem foi mais uma tarde de temperaturas elevadas no interior do Estado. Os termômetros chegaram a superar os 30C no Norte-Noroeste. A umidade relativa do ar ficou baixa. Em muitas regiões abaixo dos 40%. Curitiba marcava 25ºC no meio da tarde.
Desde ontem uma frente fria reforça as nuvens carregadas que já estão sobre o Sul do País, por isso há risco de chuva forte e volumosa no Rio Grande do Sul e também em parte de Santa Catarina. No Paraná, desde ontem chovia em pontos isolados do Oeste e Sudoeste, mas sem intensidade.
Os próximos dias mantêm a tendência de temperaturas mais elevadas durante a tarde e amenas na madrugada e manhã. Mesmo nas regiões mais ao Sul do Estado não há previsão de clima rigoroso. Até o sábado, as temperaturas na Capital devem girar entre os 11 e 26 graus. Hoje, o dia começa com poucas nuvens na Região Metropolitana.