
O turismo em Curitiba tem preços abaixo da média nacional e, para melhorar o cenário, em abril registrou deflação acumulada e se destaca como destino competitivo no turismo de negócios e lazer.
De acordo com a Cesta de Consumo do Turismo, análise mensal elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a capital paranaense registrou deflação de 0,81% em abril, e acumula, no ano, queda de 0,37% nos preços de produtos e serviços turísticos.
O desempenho é mais favorável do que a média nacional, que também teve deflação em abril, mas menor, de 0,43%. No acumulado do ano, o Brasil apresenta inflação de 0,65% no setor turístico.
Em Curitiba e região, a queda mais expressiva de preços foi em passagem aérea, com redução de 19,91%. Pacotes turísticos também tiveram recuo (-2,87%), assim como bebidas alcoólicas (-0,36%) e ingressos para cinema, teatro e concertos (-0,13%).
Por outro lado, alguns itens registraram alta, como hospedagem (+2,79%), vinho (+2,73%) e sorvete (+2,00%).
Em 12 meses (maio de 2024 a abril de 2025) inflação da Cesta do Turismo foi de 6,55% nacionalmente e de 5,15% em Curitiba. Em ambos os cenários o aumento mais significativo ocorre na alimentação fora do domicílio.
“O aumento mais expressivo de preços foi observado na alimentação fora do domicílio, puxado por itens como lanches, cafezinho, sorvete e vinho, mas ainda assim, o resultado geral é de estabilidade”, avalia o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.