
Já imaginou viver em uma cidade conhecida como a Capital do Oxigênio? No Paraná, a cidade de Céu Azul na região Oeste ficou conhecida dessa forma. Com cerca de 11 mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 73% do seu território ocupado pelo Parque Nacional Iguaçu. Ou seja, é cercada por milhares de árvores.
Cortada pela BR-277, Céu Azul é uma cidade pequena que divide mais da metade do seu território com áreas preservadas. De um lado da BR está a parte urbana, e do outro, o Parque Iguaçu, que é Patrimônio Mundial da Unesco. Algumas das cidades vizinhas são Matelândia, Lindoeste, Capanema e outras.
Árvores e céu azul
Além de ser “banhada” por árvores, o nome da cidade deixa claro uma de suas características: o céu azul. Diz a lenda que, quando colonizada, os primeiros moradores foram acampar e notaram que o céu estava limpo, sem nuvens. Assim, surgiu o nome. Inicialmente, a cidade deveria se chamar ‘Ivete’, ou ‘Ibiapó’.
Leia também
A cidade foi colonizada por trabalhadores da Firma Colonizadora PINHO E TERRAS LTDA. Alfredo Paschoal Ruaro, Emílio Henrique Gomez e Reinaldo Antônio Biazus foram os trabalhadores que, junto com suas famílias, povoaram o local. O município foi instituído em 1996, com território desmembrado da cidade de ‘Matelândia’. Desde então, a cidade passou a se desenvolver.


O que fazer em Céu Azul
Hoje, Céu Azul é conhecida pelas rotas de cicloturismo. Nada como praticar esportes na cidade conhecida como Capital do Oxigênio, né? A cidade investiu em ciclovias e tem mais de 27km para os aventureiros de plantão. Além disso, também existem passeios de educação ambiental e ecotrilhas no local.
Outra opção é seguir pelo turismo religioso. Em Céu Azul, está a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. O bosque é cheio de árvores, espaços para lazer e também uma grande imagem da santa.





Além disso, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) é uma ótima opção.O visitante encontra duas opções de trilhas dentro da mata: a Ecotrilha e Trilha Manoel Gomes.
Por fim, experimentar o famoso leitão desossado é parada obrigatória também. Prato típico da região, o alimento é servido na festa que tem o mesmo nome, promovida pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana e Colônia Alemã.
Como chegar em Céu Azul
O acesso à cidade de Céu Azul são pelas rodovias BR-277, BR-376 e BR-487. De Curitiba, são 545km. Uma viagem de quase 8h de carro, ou cerca de 1 hora de avião até Cascavel, depois de carro até Céu Azul.