(Franklin de Freitas/Arquivo)

Este domingo, 9 de outubro, teremos a Lua de Caçador. A lua estará cheia e, por ser a primeira lua após o início de outono (no hemisfério norte). O nome da lua foi dado por povos nativos norte-americanos que nomeavam todas as luas do ano, de acordo com suas rotinas, manifestações culturais e os fenômenos naturais. No hemisfério norte este seria o momento ideal para que os povos fossem à caça a fim de estocar carne seca para o inverno.

A lua deste domingo nascerá ao leste, pouco após as 18 horas, junto com o pôr do Sol, quem tiver uma vista desobstruída poderá admirar os dois fenômenos simultaneamente, um em cada lado do céu.
O satélite ficará visível durante toda a noite, atravessando o firmamento de uma ponta à outra.

Quem tiver dificuldade para ver a Lua pode usar um site ou app de astronomia (Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium) podem ser uma saída. Eles podem apontar o local exato de onde estará a lua nesta noite.

Uma dica para quem vai admirar a Lua neste domingo é buscá-la na primeira hora após ela nascer, mais próxima ao horizonte. Efeitos ópticos fazem com que ela apareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres (como prédios e árvores), e apresente belas variações de tonalidade por conta da interação com a atmosfera.

Na segunda-feira, 10 de outubro, a Lua ainda poderá ser vista, mas ela nascerá um pouco mais tarde, por volta das 19 horas.