O céu de Curitiba ficou lilás e roxo na noite deste domingo (4) e as fotos invadiram as redes sociais. Segundo especialistas, o fenômeno acontece quando há muitas nuvens no céu, o que dificultava a passagem dos raios de sol pelas camadas médias e altas da atmosfera. Dessa forma, quando começa a ficar perto da linha do horizonte, o sol passa a refletir os raios na parte de baixo das nuvens. Assim, quanto maior a concentração das nuvens, mais intenso fica esse fenômeno, que pode acentuar tons lilás, roxo, vermelho e laranja. O fenômeno é mais comum nas estações mais frias, ou seja, Outono e Inverno. A presença de poluentes na atmosfera pode contribuir para a formação da coloração.
Previsão do tempo
Depois de uma semana muito gelada, as temperaturas também ficam mais agradáveis. Em Curitiba, nesta segunda (5) a oscilação varia entre mínima de 12ºC e máxima de 19ºC. Essa condição, com o sol aparecendo e as temperaturas medianas, se estedem até o meio da próxima semana.
Somente a partir da metade do mês as condições podem mudar, com a chegada de uma nova frente fria com chuva sobre a Grande Curitiba. Assim como ocorreu na semana passada, uma massa polar deve atuar sobre a região, derrubando mais uma vez as temperaturas na Capital e no Estado.