Chamas na Repar não foram geradas por procedimento de manutenção

Houve o rompimento de um eixo de uma bomba de lubrificação do compressor de gases

Redação Bem Paraná, com assessoria

As grandes chamas que saíram das tochas da Repar, em Araucária, na noite desta terça-feira (29), alarmaram a população que vive no entorno da refinaria e também dos que moram nos bairros da região Sul de Curitiba. O Corpo de Bombeiros recebeu muitas ligações que relataram um possível incêndio no parque industrial.

Segundo o Sindipetro Paraná e Santa Catarina dão conta que houve uma ocorrência operacional e não um procedimento de manutenção, como foi divulgado na imprensa. O eixo de uma bomba do sistema de lubrificação do compressor de gases da Unidade de Desasfaltação e Craqueamento Catalítico Fluidizado (DCCF) arrebentou e a bomba reserva não respondeu de imediato conforme é projetado, o que causou a parada do compressor para prevenir danos.

Todos os produtos gerados naquela unidade (gás de refinaria, glp e nafta) foram direcionados para as três tochas da Repar, chamadas de flare, que são o sistema de segurança para despressurização em emergências, distúrbios operacionais ou partidas e paradas das unidades. A consequência disso foi a grande quantidade de fogo e fumaça preta nas tochas, o que acabou assustando a população. A situação foi normalizada por volta das 04h00 da madrugada de hoje (30/07).