
A chegada do clima mais frio desde o início do outono já acende o alerta para os casos de complicações por vírus respiratórios no Paraná. É nesta época que os casos tendem a subir muito do Estado, muito por causa das aglomerações e ambientes fechados por causa do clima. Nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou um alerta para o aumento da positividade de casos nas últimas semanas.
- Tempo esfria e Paraná registra alta de quase 500% na positividade dos casos de gripe; Saúde faz alerta
- Paraná contabiliza seis mortes associadas à gripe e 81 casos; Sesa alerta para vacinação
- Campanha de vacinação nas escolas municipais de Curitiba tem data para início: 5 de maio
Os vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A tiveram tiveram aumento nas últimas três semanas. A positividade nos testes para detectar a presença do vírus subiu 133,55% para o VSR, passando de 6,43% em março para 15,02% em abril (até 22/04).
Já o vírus da gripe aumentou 497,78% – no mês de março a positividade estava em 0,90% e nesta semana chegou a 5,38%. Os dados foram consolidados na quarta-feira pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
De acordo com o 3º Informe Epidemiológico de Monitoramento dos Vírus Respiratórios deste ano, divulgado pela Sesa no último dia 10, o Paraná registrou 81 casos e seis mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Influenza. Entre os óbitos, cinco foram por Influenza A (H1N1) e um por Influenza B.
Diante do aumento considerável das amostras positivas para alguns vírus respiratórios, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destaca a importância da vacinação e alguns cuidados básicos, como a higienização das mãos e manutenção de ambientes arejados.
“A vacina é a principal proteção para evitar contrair a gripe e as complicações da doença, principalmente em crianças e idosos. Estamos sentindo a mudança de temperatura, com dias mais frios. A prevenção é essencial para que os serviços de saúde não sobrecarreguem”, explicou o secretário.
Paraná já aplicou 322 mil doses da vacina contra a gripe
Um novo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) mostra que até a terça-feira (22) foram aplicadas 322.008 doses de vacina contra a gripe. Este ano, o Paraná iniciou a Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza de forma antecipada, em 1º de abril.
O público-alvo da vacinação no Paraná abrange 4.931.410 pessoas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é atingir ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários, que incluem crianças, gestantes e idosos. Até o momento, o Estado já recebeu 2.968.000 doses e distribuiu mais de 2 milhões para os 399 municípios – o restante será enviado nos próximos dias.
Em 2024 o Paraná alcançou uma cobertura vacinal de 58,93% entre os grupos prioritários e de 75,01% entre as populações indígenas que vivem em suas terras, ocupando a quarta posição no ranking de estados com maior número absoluto de doses aplicadas, totalizando 3.447.319 vacinas.
“Quero pedir a todos para que continuemos firmes na vacinação. Já foram quase 330 mil doses de vacina contra a gripe administradas. É a hora da gente dar mais velocidade, porque temos que chegar na época do frio com um grande contingente de paranaenses vacinados e, com isso, diminuir o número de pessoas que vão procurar os serviços de saúde, seja na porta da UPA ou do pronto-socorro de um hospital”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.