
Chegou a hora. Uma das mais tradicionais e esperadas festas em Curitiba acontece neste fim de semana, no sábado e domingo (12 e 13). O Imin Matsuri, Festival do Imigrante Japonês, chega à sua 33ª edição e será realizado no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
“Estamos celebrando os 130 anos de relações diplomáticas Brasil-Japão e os 117 anos de imigração”, diz Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba), ao explicar que este evento é um agradecimento aos antepassados e simboliza a forte relação cultural e histórica entre os países, divulgando as manifestações nipônicas na sociedade brasileira.
Neste festival o público poderá assistir apresentações artísticas e degustar pratos da culinária oriental. No sábado, às 11h, será realizado o culto em memória aos pioneiros e, às 13h, a abertura oficial. Na sequência, shows de taikô (tambor), odori (dança), karaokê (música) e artes marciais.
No centro gastronômico serão vendidos pratos típicos como sashimi, sushi, yakissoba, guioza, tempurá, karaguê, dorayaki, katsudon, entre outros. Tem concurso de cosplay (vestimenta de personagem), exposições de castelos japoneses, de kataná (espada) e de armaduras de samurais.
Imin Matsuri 2025 terá apresentações especiais
Apresentação especial do bihon acústico: os músicos de São Paulo, Yuzo Akahori (violão) e Diego Zero (teclado) e os músicos de Curitiba, João Egashira (violão), Marcos Tanaka (contra baixo) e Marcelo Wada (bateria), vão se apresentar com os cantores de karaokê.
O festival abre às 10h sendo que no sábado encerra às 20h e, no domingo, às 18h. A entrada custa R$ 15,00 ou R$ 25,00 (para os 2 dias). Isentas: crianças até 12 anos, PCD e acima de 60 anos.
COMEMORAÇÕES
Em 05/11/1895 foi assinado o “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação”, dando início às relações diplomáticas Brasil-Japão, cujo marco ocorreu em 18/06/1908, com a chegada do Kasato Maru trazendo 781 imigrantes, para trabalhar nos cafezais paulistas.
Atualmente, com mais de 2 milhões de descendentes, esta é a maior comunidade nipônica fora do Japão. O Paraná abriga a segunda maior comunidade, com cerca de 200 mil descendentes.
Para celebrar a integração entre os povos, em 1991 começou a ser promovido o Imin Matsuri. “Estamos na 33a edição e, devido ao sucesso, o festival já se tornou uma tradição, pois as pessoas podem vivenciar a cultura japonesa de perto”, diz Takayama, ao explicar que estão sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas neste evento.
SERVIÇO
Horário: 12 de julho (sábado) das 10h às 20 hs
13 de julho (domingo) das 10h às 18h
Local: Centro de Eventos Positivo – Parque Barigui