Curitiba amanheceu nesta quinta-feira (5) com pontos de alagamento após as chuvas que caem desde a noite anterior. Um dos trechos mais afetados foi a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na trincheira que dá acesso ao Conjunto Sabará, na Cidade Industrial.
De acordo com relatos de moradores, o local frequentemente apresenta acúmulo de água em dias de chuva mais intensa. Desta vez, o alagamento foi suficiente para causar transtornos aos motoristas: diversos veículos perderam as placas ao tentar atravessar a área alagada e alguns acabaram ficando pelo caminho, sem conseguir seguir viagem.
Com a via comprometida, motoristas arriscaram passar pela calçada para evitar a água acumulada. Até o momento, não há informações de feridos.
- Curitiba está na rota de temporais e defesa civil emite aviso; Paraná tem alerta triplo nesta quinta
Durante a madrugada já ouve registros de queda de árvores, pontos de alagamento e até granizo em algumas regiões do Paraná. Curitiba está na rota de tempestades com raios, trovões, vento e granizo.
Os maiores volumes de chuva foram registrados no Caximba (26,10mm) e Bairro Novo (22,20mm), segundo a Defesa Civil de Curitiba. Houve duas quedas de árvores nos bairros Guaira e Cajuru.
Em casos de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil por meio dos números 199, 153, 156 ou 193.
Região Metropolitana de Curitiba em alerta para chuvas
Os próximos dias devem permanecer chuvosos em Curitiba e região. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para tempestade, válido até sexta-feira (6), com chance de ser renovado para o fim de semana.
O aviso prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta para esta quinta (5) é ainda mais rígido. A previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há isco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.