
A forte chuva que desde ontem cai em diversas regiões do Paraná provocou 12 ocorrências em 12 municípios diferentes do Paraná, informou a Defesa Civil no seu mais recente boletim, divulgado às 11h30 desta quinta-feira (12 de outubro).
De acordo com a corporação, desastres como chuva de granizo, vendavais, enxurradas e alagamentos afetaram 2.392 pessoas em todo o estado entre ontem e hoje. 81 pessoas ficaram desabrigadas e 390 casas foram danificadas.
Os municípios afetados são os seguintes: Ampére; Dois Vizinhos; Foz do Jordão; General Carneiro; Guarapuava; Imbituva; Nova Prata do Iguaçu; Paulo Frontin; Pinhão; Salto do Lontra; Santa Izabel do Oeste; e Virmond.

Estragos pelo estado
Em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, a cobertura de um silo da Cooperativa de Produtores de Sementes Coprossel ficou destruída após um vendaval durante a madrugada (confira a imagem acima). Apesar dos estragos, não houve vítimas.
Já em Guarapuava, na região central, um rio transbordou no distrito de Entre Rios e um muro também desabou por conta das intempéries climátias, bem como 2o0 imóveis sofreram destelhamento.
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, parte do teto de uma igreja caiu e também foram registradas quedas de árvores, tendas, placas, postes e toldos. Uma mulher, inclusive, bateu o carro contra uma árvore caída na BR-376 e foi encaminhada em estado grave para o hospital.
Já em Santa Izabel do Oeste, região com maior número de pessoas afetadas no Paraná (2.000), uma chuva de granizo danificou o telhado de casas na região.
Por fim, no município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a Prefeitura local, por meio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, informou que devido ao alto volume de chuvas o Rio Cambui transbordou em alguns pontos causando alagamentos que estão sendo monitorados. A Rua João Stukas, na altura da ponte dos Três Rios, precisou ser interditada, inclusive, por causa da água sobre a via.
Ainda segundo a Prefeitura de Campo Largo, a previsão é que as chuvas continuem e o nível de rios e córregos da cidade subam rapidamente. Por isso, pede-se que a população em situação de risco informe a Defesa Civil, Bombeiros ou Guarda Municipal para ajuda, através dos seguintes números:
Defesa civil: 199
Bombeiros: 193
Em duas semanas, mau tempo afeta mais de 40 mil paranaenses
Desde o início do mês, a Defesa Civil do Paraná já registrou 78 desastres no Paraná. O número total de pessoas afetadas chega a 40.059, com uma pessoa morta (num enxurrada em Irati) e oito feridas.
Mais de 2 mil paranaenses estão hoje desalojados e mais de 3,5 mil, desabrigados. O número de casas danificadas pelas tempestades, chuvas de granizo, vendavais e outras ocorrências passa de 4,4 mil em todo o estado.