3f1
Área do Litoral alagada com as chuvas intensas desde sábado (Roberto Dziura Jr/AEN)

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná estão atendendo famílias de áreas que ficaram alagadas após as fortes chuvas que atingem o Litoral do Paraná desde sábado (20).

Ao todo, foram realizados 51 resgates em alagamentos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, retirando 158 pessoas de áreas de risco, com viaturas ou botes, dependendo da condição de cada local. Cinquenta e três foram encaminhadas para abrigos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

As chuvas em alto volume que não dão trégua desde a semana passada também provocaram o bloqueio de estradas que dão acesso aos litorais do Paraná e Santa Catarina.

Na noite de quarta (24), a BR-376 foi fechada para o tráfego preventivamente a partir das 22 horas no km 668. A medida foi tomada por causa das chuvas que não dão trégua na região, e não tinha prazo para ser liberada. As condições da via e do clima seriam avaliadas nesta manhã.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) também informou que o km 21 da PR-412, em Guaratuba, ficou interditado após um deslizamento de terra e vegetação atingir duas das três faixas de rolamento do trecho na quarta- feira.

Os primeiros serviços de remoção de barreira já estavam em execução por meio de equipe da Prefeitura Guaratuba, mas, devido às condições do maciço rochoso, é provável que as pistas permaneçam interditadas pelo menos até esta quinta (25).

Desde segunda-feira (22), a Coordenadoria da Defesa Civil enviou 25 alertas para todo o Paraná sobre as condições climáticas, informando sobre o risco de chuvas e tempestades. A corporação também pode encaminhar telhas, lonas, kits de limpeza e higiene e cestas básicas se houver requisição por parte das prefeituras.

Para ter acesso ao serviço, que é gratuito, basta enviar um SMS com o CEP da sua residência para o número 40199. Para mais informações e orientações, acesse o site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

Cidades registram recordes de chuva neste início de ano

Guaratuba foi a cidade mais afetada pelas chuvas, com 35 atendimentos dos bombeiros, inclusive os que estão no Verão Maior Paraná. As regiões com mais ocorrências no município foram os bairros Cohapar, Carvoeiro, Coroados e Piçarras.

Segundo o Simepar, a cidade registrou 221 milímetros de chuva só ao longo da terça-feira, registrando o terceiro maior volume de chuva diária da série histórica iniciada em 1997 (o maior foi em 4 de janeiro de 2003, com 232 mm). No acumulado do mês, janeiro de 2024 já registrou 642 milímetros de chuva, sendo o sexto maior acumulado mensal da mesma série histórica.

Em Matinhos, que registrou 69 milímetros de chuva na terça, os bombeiros fizeram 16 resgates de alagamento, principalmente nos balneários de Albatroz, Costa Azul, Riviera, Saint Etiene, Caravela e Currais. Em Pontal do Paraná foram 175 milímetros de chuva, com 11 resgates em Praia de Leste, Pontal do Sul, Monções, Jardim Canadá e Beltrame.

O Litoral foi atingido por fortes chuvas novamente ontem. De acordo com o Simepar, até as 17 horas Guaratuba registrou 90,8 mm, Matinhos, 75,4 mm, Guaraqueçaba, 63,0 mm, Paranaguá, 36,8 mm, e Antonina: 33,2 mm. A previsão é de novas pancadas com grandes acumulados no final da tarde desta quinta.

Campanha de doação e o que fazer

Com a situação crítica do litoral, com várias famílias desabrigadas, o Provopar Estadual está se mobilizando para fornecer auxílio imediato, com uma campanha de doação.

As pessoas que precisarem de auxílio do Corpo de Bombeiros para deixar estes locais devem acionar a corporação pelo telefone 193.

O Corpo de Bombeiros também recomenda que as famílias que estiverem em áreas de risco de alagamento, especialmente com pessoas com dificuldade de locomoção, que busquem abrigo com os bombeiros ou casas de familiares.

“Se for um local de risco, com alagamento, mas que ainda seja possível deixá-lo a pé, a recomendação é que procure abrigo até que o nível da água volte a baixar”, afirmou a capitã dos bombeiros Debora Kolossoskei.

A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que tem monitorado a situação no Estado, recebendo as informações dos órgãos de meteorologia.

Os bombeiros também atenderam duas ocorrências de deslizamento de terra na região, uma delas em residência na Prainha, em Matinhos, e outra na via de acesso ao ferry boat, em Guaratuba. Não houve registro de pessoas feridas e os locais foram isolados.