
A chegada de uma frente fria faz com que o Paraná (em especial a “metade cenro-sul” do estado) tenha a previsão de um final de semana de muita chuva. E por conta da previsão de um grande volume acumulado de precipitações, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na noite de ontem, às 21 horas, um alerta vermelho que afeta a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e outras regiões paranaenses. Esse alerta vai até às 15 horas deste sábado (7 de dezembro), mas foi prorrogado para até o final da noite de domingo (8).
Segundo o Inmet, o alerta vermelho (que apresenta grau de severidade de “grande perigo”) se deve ao fato de estar prevista a ocorrência de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 mm por dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, avisa o Instituto.
Além do Paraná, boa parte de Santa Catarina e um pequeno pedaço do Rio Grande do Sul também devem sofrer com a “chuvarada”. No caso paranaense, entretanto, as áreas afetadas são as seguintes: Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense, Oeste Paranaense, Serrana, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense.
Instruções:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).