Daniel Castellano/SMCS – CIC é o maior bairro de Curitiba e possui 20 mil empresas

A CIC foi o bairro mais procurado para abertura de empresas no primeiro semestre de 2022. Lá, foram abertas 2.761 empresas nos primeiros seis meses do ano – 2.209 prestadores de serviços e 552 comércios, segundo levantamento da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.

O bairro ficou à frente do Centro, com 2.130 novas empresas, e do Sítio Cercado, com 1.820 novos alvarás. Sozinha, a CIC respondeu por 8% das aberturas das empresas na cidade, de 35.123 no período.

Segundo levantamento da Secretaria, comércio de vestuário e acessórios, restaurantes e similares, distribuidora de bebidas, promoção de vendas, escritórios administrativos, empresas de transporte terrestre, cabeleireiros, manicure e pedicure estão entre as atividades mais procuradas no primeiro semestre para abertura de empresas.

Na lista ainda aparecem o Cajuru com 1.571 novos negócios, Boqueirão 1.374, Uberaba 1.206, Xaxim 1.026, Portão 972 e Pinheirinho 963. O Água Verde está na listagem com 975 novos negócios voltados à prestação de serviços.

Maior bairro da cidade, a CIC, que desde a década de 70 concentra o pólo industrial do município, vive um novo boom de desenvolvimento nesta fase pós pico da pandemia, com melhoria de infraestrutura, crescimento acelerado de novos negócios e abertura de empresas. Somente entre projetos industriais já anunciados, são cerca de R$ 2 bilhões em novos investimentos nos próximos três anos.

A CIC completará 50 anos no ano que vem. Com 43 quilômetros quadrados de extensão, a CIC reúne cerca de 20 mil empresas, que geram cerca de 80 mil empregos diretos e indiretos, segundo dados da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic).+