Ciclistas e motoristas terão via compartilhada na Rua Padre Anchieta

Redação Bem Paraná

SMCS

Avançam as obras do Plano de Estrutura Cicloviária em Curitiba. Nesta semana, começaram as intervenções de sinalização viária para a implantação da via compartilhada entre ciclistas e motoristas na Rua Padre Anchieta, para a ligação à região Oeste da cidade. A estrutura voltada à ciclomobilidade segue os modelos já implantados nos eixos estruturais das avenidas Sete de Setembro e João Gualberto.

Ao término dessa implantação, Curitiba passará a contar com mais oito quilômetros de via voltada à ciclomobilidade. Em pouco mais de três anos e meio da gestão, já foram implantados outros 12,3 quilômetros de novas estruturas cicloviárias em toda a cidade.

Ainda como parte do plano cicloviário do município está sendo revitalizada a estrutura de passeio compartilhado entre pedestres e ciclistas pela Rua João Bettega, na ligação entre o Portão e a CIC.

Pela Padre Anchieta, a via compartilhada começa no cruzamento com a Alameda Presidente Taunay, no bairro Batel, e segue até a Rua Jerônimo Durski, no Bigorrilho – via do terminal de ônibus Campina do Siqueira. Os trabalhos da equipe de sinalização continuam nos próximos dias e a conclusão da pintura depende das condições climáticas.

“A Padre Anchieta é um dos eixos estruturais da cidade, por onde passa a canaleta do transporte coletivo, e importante ligação entre centro e bairro”, salienta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A segunda etapa da via compartilhada da Padre Anchieta vai contemplar a ligação no sentido Campo Comprido, pela Rua Deputado Heitor Alencar Furtado. A previsão é que até o fim deste mês a sinalização esteja pronta na extensão da Rua General Mário Tourinho até a Rua Eduardo Sprada, nos dois sentidos (centro e bairro).

“Conectando o cruzamento da Padre Anchieta com a Presidente Taunay até a Rua Fernando Moreira com a Rua Visconde de Nácar, no Centro, as obras de sinalização irão compor, numa terceira fase, o terceiro e último trecho do projeto”, explica Rosangela.

Revitalização da estrutura cicloviária

O passeio compartilhado que integra a estrutura cicloviária da Rua João Bettega começa a ganhar um novo contorno. Desde a segunda-feira (3/8), equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) trabalham na revitalização da estrutura cicloviária a partir da via rápida sentido Centro/Pinheirinho, no bairro Portão, até a Rua Desembargador Cid Campêlo, na CIC.

“Ao fim dos trabalhos, a sinalização horizontal, no pavimento, estará mais visível, no padrão de sinalização atual. Bordas vermelhas vão demarcar o espaço do passeio compartilhado, além de pictogramas de pedestres e ciclistas em todos os começos e finais de quadra”, explica a superintendente de Trânsito.

Placas de regulamentação de passeio compartilhado e legendas indicativas de “Pare”, nos cruzamentos, irão reforçar os alertas de segurança aos ciclistas e pedestres que compartilham da via. 

Intermodalidade

A promoção da intermodalidade faz parte da estratégia da administração municipal na área da mobilidade urbana, tanto em projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) como em implantações pela Setran e demais órgãos que atuam na gestão da malha viária e de transporte.

Instituído pelo Decreto Municipal 1.418/2019, o Plano de Estrutura Cicloviária visa a dobrar a malha de vias para bicicletas na cidade dos atuais 208 km para 408 km até o ano de 2025.

As implantações da estrutura cicloviária previstas no plano seguem em andamento, ao mesmo tempo em que a Prefeitura, atenta à pandemia provocada pelo novo coronavírus, promove intervenções e encaminha estudos de fomento à mobilidade ativa, com projeto-piloto nos arredores do Mercado Municipal, aos sábados. 

Implantações

Em três anos e meio, foram implantados 12,3 quilômetros de novas estruturas cicloviárias em toda a cidade. Entre eles:

– 3,1 quilômetros na Avenida Manoel Ribas

– 2,3 quilômetros de ciclofaixa bidirecional ao longo da Avenida dos Estados e da Rua Castro

– 2,6 quilômetros na Avenida da Integração

– 1,7 quilômetro no Binário Nova Aurora/Ourizona

– 2,6 quilômetros em trechos das ruas Konrad Adenauer, Dante Angelote e José Zgoda, no entorno do Jockey Plaza Shopping, no Tarumã