
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para todo o Paraná. O alerta vale até as 10 horas de sábado (19), mas pode ser prorrogado. Há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. De acordo com o Inmet, a frente fria, associada a este ciclone extratropical, provocará chuvas intensas acompanhada de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80,0 km/h, no Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e no restante do Rio Grande do Sul
De acordo com o Simepar, rajadas de vento de intensidade moderada e forte percorrem o estado com sentido sul, transportando o ar mais quente e seco para áreas do norte, centro e leste do Paraná. Como consequência disso, a tarde desta sexta (18) inicia com temperaturas elevadas nestas regiões, que apresentam temperaturas acima de 30°C no interior do Paraná. Em Curitiba, a temperatura deve bater os 25 graus.
Temperaturas
Ainda segundo o Simepar, no sábado (19), entre a madrugada e o começo da tarde, o tempo segue instável com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas entre as regiões noroeste, norte, Campos Gerais e o leste do estado. No oeste e sudoeste, o tempo começa a melhorar com o sol aparecendo entre nuvens. O dia começa com temperaturas amenas nas regiões da metade sul do estado e a tarde não esquenta muito em todas as regiões. Na capital paranaense, as temperaturas no sábado ficarão entre 13 e 19 graus e no domingo (20), entre 11 e 20 graus.
Cuidados:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).