
Um ciclone extratropical começou a ganhar força nesta quinta-feira (7) sobre a Região Sul do Brasil, trazendo mudanças significativas no clima do Paraná. O fenômeno está associado à segunda frente fria de agosto, que avança entre a tarde desta quinta-feira (7) e a noite de sexta-feira (8), provocando instabilidades e retorno da chuva em todo o estado.
De acordo com o Climatempo, o sistema meteorológico deve provocar chuvas, rajadas de vento e mar agitado, especialmente no extremo sul do Paraná, além de áreas do norte do Rio Grande do Sul e sul e oeste de Santa Catarina.
Alerta de chuva intensa no Paraná
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há alerta amarelo para chuvas intensas em diversas regiões paranaenses nesta quinta-feira. As áreas mais afetadas devem ser o Sudoeste, Sudeste e Centro-Sul, onde há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de raios a partir da tarde.
Frio avança com força a partir de sexta-feira
A sexta-feira (8) será marcada por chuvas generalizadas, com destaque para os Campos Gerais, Centro-Sul, Norte e Leste do Paraná. Além do acumulado significativo de chuva, os termômetros devem despencar ao longo do dia, especialmente à noite, quando o frio se intensifica.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), serão pelo menos três dias gelados em praticamente todas as regiões paranaenses, com previsão de geada nas áreas que registrarem temperaturas abaixo de 5°C e pouca ocorrência de vento.
No sábado (9), o frio predomina em praticamente todo o estado, com risco de geadas nas cidades da metade sul, principalmente nas primeiras horas do dia. Já o domingo (10) promete ser gelado, com temperaturas baixas persistentes e formação de geada em diversas regiões paranaenses.
Em cidades da região metropolitana de Curitiba, como por exemplo a Lapa, as temperaturas ficarão próximas de 0°C no amanhecer de sábado. Na Capital, a mínima prevista é de 3ºC no domingo.
Em diversas regiões paranaenses, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 5°C, incluindo áreas do Noroeste, como Umuarama e Cianorte, e do Norte Pioneiro, como Londrina. As máximas também vão cair. Em Maringá, por exemplo, que tem previsão de máxima de 27°C nesta quinta (7), deve fazer apenas 18°C da tarde de sábado (8).