
A região Centro-Leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, está na rota de ventos fortes e chuvas intensas. O alerta é do Climatempo. Os temporais são resultado da formação de um ciclone extratropical no mar já nesta segunda-feira, 20, entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
Leia mais
Ciclone traz frente fria
Esse ciclone dará origem a uma nova frente fria que influenciará para o aumento do risco de temporais e de ventania em todo o Sul. De acordo com o Climatempo, a expectativa é de que rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora seja registrados no sul e em áreas de Santa Catarina na divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo a serra catarinense.
No Paraná, os ventos da frente fria causada pelo ciclone, podem chegar a 70 quilômetros por hora, segundo o Climatempo. Há risco de destelhamentos, queda de galhos e de árvores, além de danos em estrutura e distribuição de energia elétrica, de acordo com a empresa de meteorologia.
Durante os temporais, os ventos nessas regiões podem ser ainda mais fortes. “A chuva ganha força com risco de temporal no Sul do Brasil, abrangendo o oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina e cidades do sul, região central, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. O risco para alagamentos e enchentes pontuais aumenta neste começo de semana”, afirma a Climatempo.
“Essa frente fria não traz muito ar polar. A chuva e aumento da nebulosidade vão causar queda da temperatura na região Sul, aliviando o calorão dos últimos dias”, projeta a Climatempo.