FRIO EM CURITIBA
Frio volta logo após passagem de ciclone e frente fria no Paraná. (Franklin de Freitas)

O ciclone extratropical, que está entre a Argentina e Uruguai, vai trazer impactos para parte da região sul a partir desta terça, 19. A afirmação é do meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Lizandro Jacóbsen, e ratifica os cinco alertas vigentes emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda, 18. Veja na imagem:

alertas

Leia mais:

Segundo o Inmet, parte do Paraná está em alerta para os risco de vendaval, mais no Oeste, Noroeste e Norte. A região tem ainda dois alertas para tempestades.

Ainda em toda a metade superior do mapa do Paraná há o alerta para baixa umidade relativa do ar.

Já na faixa Leste, no Litoral do Paraná o alerta é para ventos costeiros que podem provocar ondas de até dois metros de altura.

Impacto do ciclone será maior no RS e SC

No entanto de acordo com Jacóbsen, os impactos do ciclone serão maiores no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde que são esperados ventos fortes que podem ultrapassar a 70 km/h.

No Paraná, esse sistema afetará mais o Oeste e Sudoeste, onde há previsão de ventos intensos, entre 50 km/h e 60 km/h hora ao longo da tarde. “Eles devem ocorrer no decorrer da noite desta terça e madrugada de quarta-feira”, diz.

O meteorologista explica que esse sistema de baixa pressão que se intensifica é um processo de frontogênese. E é ele que dá origem ao ciclone e também a uma frente fria. “E é essa frente fria que passa pelo estado na quarta-feira e deixa o tempo mais instável, trazendo chuva, mas ao mesmo tempo essas rajadas de vento, variando de 50 a 60 km por hora na maioria das áreas do estado do Paraná”, explica.

Ciclone provoca ventos fortes nesta quarta no Paraná

Jacóbsen diz que é ao longo da quarta, 20, que são esperadas as rajadas mais fortes, associadas também a chuva e trovoadas, mas de forma bem localizada.

Na quarta-feira, a chuva se espalha pelas demais regiões, com maior intensidade entre os períodos da madrugada e tarde.

Chuvas pontualmente fortes podem ocorrer na faixa Norte, mas as instabilidades vão perdendo força gradualmente à medida que a noite se aproxima.

Paraná tem calor no Norte nesta terça

A terça, 19, ainda será bastante muito quente, especialmente no Norte do estado. Nestas regiões em que o sol aparece mais, o contraste da pressão com a temperatura torna o vento mais persistente ao longo do dia. São previstas rajadas de vento entre 40 km/h e 45 km/h na maioria das regiões.

Frio chega após o ciclone ao Paraná

Jacóbsen afirma que após a passagem da frente fria e o afastamento do ciclone, é esperado um intenso declínio de temperatura, principalmente entre o estado gaúcho e as regiões catarinenses. No Paraná o frio será maior no Extremo-Sul do estado ou Centro-Sul, Sudoeste e parte do Leste já no amanhecer de quinta, 21.

Os dias começaram na casa dos 13ºC em Curitiba, mas às tardes devem ser bastante quentes. A máxima prevista pode chegar os 29ºC no sábado.

No entanto domingo, 24, será gelado com oscilação de 10 ºC de mínima e 13ºC de máxima.