O tempo frio e chuvoso não deve dar trégua neste fim de semana no Paraná, que está na rota dos efeitos do ciclone que se forma na costa uruguaia. A sexta promete ser mais um dia de chuva intensa na Regiãso Metropolitana de Curitiba, no Litoral e parte do Sudeste do Paraná. Não são descartadas chuvas intensas acompanhadas de raios em Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, São José dos Pinhais e Araucária.
Durante a madrugada, as instabilidades se desenvolviam ao sul de Ponta Grossa, avançando para Leste e Sudeste. Ainda que o tempo apresente melhora a partir da noite desta sexta-feira, com redução da instabilidade na porção Sudeste e Leste do Paraná, um cavado meteorológico provoca uma nova frente fria.
“A partir da tarde, novas áreas localizadas de chuva poderão se desenvolver de maneira irregular pelo estado, acompanhadas de alguns raios. No entanto, é na região norte que há maior potencial para ocorrência de tempestades”, destacou a meteorologista Júlia Munhoz do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
As temperaturas seguem em amenas e chuvosas para os próximos dias, inclusive no final de semana, quando a máxima será de 24°C em Curitiba.
No sábado, não são esperadas chuvas expressivas sobre o Paraná. A previsão indica apenas variação de nuvens ao longo do dia e, embora a possibilidade seja baixa, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva pontuais, principalmente durante a tarde, período de maior aquecimento.
As condições do tempo melhoram na maior parte da região, mas a chuva ainda persiste entre o litoral de Santa Catarina e o do Paraná.
Formação do Ciclone traz risco no domingo
O domingo, 12, no Dia das Crianças, há risco de tempo severo associado à formação do ciclone. São previstas tempestades que, localmente, podem ser fortes a severas com risco de chuva forte a intensa, vendavais e queda de granizo.
A instabilidade será intensa no domingo nos Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Paraguai e no Mato Grosso do Sul, mas podem ocorrer temporais também em São Paulo.