normal_chuva
Com chuvas acima da média em alguns locais do Paraná, Saúde alerta para riscos de leptospirose –

A possiblidade da formação de um ciclone subtropical na costa do extremo Sul do País deixará o tempo instável neste último final de semana de Primavera. As chuvas seguirão no Paraná que tem dois alertas amarelos para tempestades, válidos até a manhã deste domingo, 15.

Leia mais

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), a Região Metropolitana de Curitiba e leste do Estado podem ter tempestade com ventos de até 60 km/h.

alerta

Ciclone está em alerta de Marinha

De acordo com a Marinha do Brasil, que emitiu um alerta nesta sexta, 13, há uma possível formação de um ciclone subtropical no extremo sul do Brasil, na região oceânica de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O aviso é válido para o período entre 21 horas de 13/12/14 até 18h de 17/12/14, terça-feira.

O instituto Climatempo alerta para chuva volumosa e temporais no litoral de Santa Catarina, incluindo a grande Florianópolis, e também no litoral sul gaúcho. Alerta é válido para o leste, centro, norte e noroeste do Paraná, incluindo a grande Curitiba.

Conforme o Climatempo, mesmo que não ocorra efetivamente a formação e nomeação de um ciclone subtropical, há uma acentuada queda da pressão do ar na costa do Rio Grande do Sul e isso estimula a formação de nuvens carregadas. Por isso, a chuva forte, além de ventos fortes. O mar deve ficar agitado no fim de semana em toda a costa da região Sul.

Um ciclone subtropical é um centro de baixa pressão atmosférica que se organiza isoladamente, sem estar associado a uma frente fria. No Hemisfério Sul, o ar ao redor do centro de baixa pressão se movimenta no sentido horário. Próximo da superfície, o centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor. Isso deixa a atmosfera mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas.

A velocidade do vento associada a um ciclone subtropical deve ser igual ou maior a 63 km/h e menor do que 118 km/h.

Sistema frontal traz chuvas ao Paraná

A meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Júlia Munhoz, explica que as chuvas no Paraná tem como causa o avanço de um sistema frontal pelo sul do Brasil. “Haverá chuva ao longo do dia, com possibilidade de tempestades isoladas, especialmente nos setores oeste, centro e norte do estado”, diz.

À medida que o sistema se desloca em direção ao sudeste brasileiro, as chuvas continuarão nas áreas do centro-norte e do leste. As tempestades isoladas podem atingir também as regiões entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral do Paraná.