
Uma ciclovia no mais famoso parque curitibano pode ganhar um nome numa homenagem póstuma ao icônico Oil Man. Pelo menos é isso o que pretende o vereador Jasson Goulart (Republicanos), que recentemente apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para nomear a ciclovia do Parque Bacacheri como “Ciclovia Nelson Rebello – Oil Man.
A intenção do parlamentar é homenagear o icônico personagem urbano, que ficou conhecido por circular pelas ruas da cidade de bicicleta, usando apenas roupas de banho e tênis, com o corpo coberto por óleo.
Segundo Goulart, a proposta serviria para reconhecer a contribuição de Rebello à identidade cultural paranaense. O Oil Man faleceu em março deste ano, aos 64 anos de idade, vítima de uma parada cardiorrespiratória. “Nelson Rebello transformou sua rotina em um símbolo de liberdade, leveza e irreverência”, defende Jasson.
Para o vereador, o Oil Man “não era apenas uma figura excêntrica, mas alguém que trouxe alegria e espontaneidade ao cotidiano urbano” e, por isso, mereceria ter sua memória eternizada.
O projeto foi protocolado no dia 31 de março (005.00299.2025). Ele já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba. Caso aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM).
Quem é o Oil Man?
Personagem icônico de Curitiba, o Oil Man (“Homem óleo”) ficou conhecido ao pedalar pelas ruas curitibanas usando apenas uma sunga e estando sempre coberto de óleo. O personagem surgiu após um casal comentar que Rebello era o Iron Man, e o óleo que ele passa em seu corpo é uma receita secreta, desenvolvida por ele próprio.