Estrada DrUlysses
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assina nesta terça-feira (23) a ordem de serviço da pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira. Serão asfaltados 11,95 quilômetros, num investimento de R$ 56,9 milhões. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta terça-feira (23), a ordem de serviço da pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba. Serão asfaltados 11,95 quilômetros na saída do município em direção à Cerro Azul, dando mais segurança e agilidade aos motoristas que trafegam no trecho.

A obra vai atender a uma demanda histórica de Doutor Ulysses, que terá sua primeira ligação asfáltica a outros municípios. O investimento do Governo do Estado é de R$ 56,9 milhões. A previsão é que ela seja finalizada até 2026.

“Vamos começar a realizar um sonho para a população de Doutor Ulysses, que agora terá uma ligação asfáltica com Cerro Azul. Isso vai trazer desenvolvimento para a região, que foi muito prejudicada ao longo da história por não ter esta conexão pavimentada”, afirmou o governador.

Doutor Ulysses é uma das últimas cidades do Paraná sem conexão asfáltica. Além dela, Mato Rico e Guaraqueçaba não contam com estradas de asfalto. Em Mato Rico, no entanto, as obras de pavimentação da ligação com Pitanga já estão avançadas, com mais de 30 quilômetros asfaltados.

Em Guaraqueçaba, no Litoral, o Estado está analisando os impactos ambientais para elaborar o estudo de viabilidade. Em 2021, Coronel Domingos Soares, no Sudoeste, outro município que vivia na mesma situação, também teve sua primeira ligação asfáltica inaugurada.

“Hoje a nossa cidade não tem grandes empresas justamente porque elas não conseguem transportar seus produtos para outros municípios. Já tivemos interessadas que desistiram por isso. Agora tudo vai mudar para melhor”, afirmou o prefeito de Doutor Ulysses, Moisés Branco da Silva.

Será asfaltado o trecho entre o km 117,8 e o km 129,8. A pista terá 7 metros de largura, com duas faixas de 3,5 metros, além de acostamentos de 1,5 metro de cada lado da rodovia. A obra será em pavimento semirrígido, que é feita em quatro camadas, garantindo a resistência e a durabilidade do asfalto: uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento, uma camada dupla de ligante asfáltico e uma última camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento.