A cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, vai ganhar um novo aeroporto. Nesta terça-feira, dia 3 de setembro de 2024 começou oficialmente o início das obras do novo aeroporto, localizado na Linha Gaúcha, à direita da rodovia no sentido para Ampére.
Quando o projeto for concluído, a pista terá 1.850 metros de comprimento por 45 de largura. A prefeitura obteve os licenciamentos necessários para implantar o projeto e imediatamente as obras começaram com a terraplenagem para o nivelamento da pista.
Obra do novo aeroporto é feito com recursos próprios da Prefeitura
O projeto será desenvolvido com recursos próprios da prefeitura, obtidos do leilão das áreas do aeroporto atual. A primeira etapa do leilão foi concluída com a comercialização de 49 lotes, a maioria para proponentes de Francisco Beltrão, confirmando o apoio ao projeto da administração municipal.
Uma nova etapa deve ser lançada em breve, disponibilizando mais de 50 lotes. Toda a arrecadação vai para uma conta específica para que os recursos sejam usados exclusivamente na construção do novo aeroporto.
O aeroporto antigo tinha 1.320 metros por 30.
Infraestrutura no Paraná
O Paraná superou o Distrito Federal e a Paraíba e passou de 6º para 4º lugar no pilar de infraestrutura do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado no dia 21 de agosto pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O avanço na área ajudou o Estado a se manter no pódio entre os mais competitivos do Brasil, reduzindo a diferença para os líderes São Paulo e Santa Catarina.
A infraestrutura é um dos 10 pilares avaliados e tem o segundo maior peso no Ranking de Competitividade , analisando indicadores relacionados aos segmentos de rodovias, energia, telecomunicações, saneamento e transporte aéreo, além do acesso, custo e qualidade dos serviços ligados à infraestrutura.