Às vésperas de completar 49 anos, o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança abre nesta terça-feira (19), às 9h, a “Mostra Histórico-Cultural de Cascavel – Do Passado ao Presente”, no Centro Cultural Gilberto Mayer.
A exposição marca um momento histórico para a cidade: é a primeira mostra totalmente acessível para diferentes públicos, oferecendo recursos como braile, Libras e audiodescrição.
O visitante vai encontrar registros que comparam o “antes e depois” de pontos marcantes da cidade, revelando décadas de transformações urbanas e sociais. A proposta é não só reviver memórias, mas também reforçar o sentimento de pertencimento da comunidade.
Acessibilidade
Os recursos disponíveis incluem lacas em braile junto às fotos, para interação de pessoas com deficiência visual, e totem interativo com acesso ao site da mostra, contendo tradução em Libras e audiodescrição das imagens.
Essas iniciativas tornam o evento inclusivo para pessoas surdas e com baixa visão ou cegas, garantindo uma experiência completa para todos.
Visitação aberta e gratuita
A mostra é fruto de um trabalho conjunto entre várias secretarias municipais e instituições educacionais da cidade. A visitação é gratuita e de longa duração, no Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379, Centro de Cascavel).