Avenida de Maringá pode deixar de ter alagamentos após obras

Desde o início do ano, já foram aplicadas mais de 12 mil toneladas de massa asfáltica em ruas e avenidas

Com informações da prefeitura
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(Foto: Rafa Macri / PMM)

A Prefeitura de Maringá está investindo em diversas frentes para melhorar a mobilidade, reduzir alagamentos e otimizar os serviços de limpeza urbana. Entre as ações estão obras de drenagem no Contorno Sul, recapeamento de ruas, manutenção de estradas rurais, além de um mutirão de poda e remoção de árvores.

Desde o início do ano, já foram aplicadas mais de 12 mil toneladas de massa asfáltica em ruas e avenidas. No Centro, o recapeamento foi feito em 10 cruzamentos que antes tinham paver, melhorando a trafegabilidade dos motoristas.

Na zona rural, 95 km de estradas receberam manutenção com cascalho, fresa e rolo compactador, facilitando a vida de moradores e produtores.

Um problema histórico de alagamentos na Avenida Morangueira foi resolvido com obras de drenagem realizadas pela equipe da Seinfra. O investimento contou com dreno natural, novas bocas de lobo e galerias pluviais ampliadas. Desde a inauguração, mesmo com chuvas acima de 40 mm, não houve novos registros de alagamentos.

Além da manutenção constante no asfalto, estão sendo feitas obras nas canaletas de drenagem, que já causaram diversos acidentes. As estruturas estão sendo readequadas para manter o escoamento da água, mas com mais segurança para motoristas.

Arborização urbana em ritmo acelerado

Somente em 2025, já foram realizados 10,3 mil serviços de poda, remoção e destoca de árvores. A estratégia agora é concentrar as equipes em cada bairro, garantindo mais eficiência.

Na Avenida Paranavaí, por exemplo, uma ação para remover apenas uma árvore acabou retirando 42 árvores secas de uma só vez. Além disso, está em andamento um processo para contratar empresa especializada em 50 mil podas e 12,5 mil remoções de árvores

Outro destaque é o recolhimento de móveis, sofás e colchões descartados pela população. A fila de espera, que era de 2.200 protocolos, foi zerada e o tempo de atendimento caiu em 90%.