gd_cbe3c7574ac8 (1)
Boato sobre fechamento do PAC e UPA Zona Norte é falso, confirma Saúde de Maringá (Foto: PMM)

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre o fechamento do Pronto Atendimento da Criança (PAC) e da UPA Zona Norte. Segundo o órgão, os atendimentos estão sendo apenas transferidos temporariamente para viabilizar obras de reforma e ampliação nas unidades.

O prédio da UPA Zona Norte passará por uma grande obra de modernização e ampliação, tornando-se uma unidade de porte três, com capacidade para atender ainda mais pacientes. O projeto foi aprovado pelos Conselhos Locais, pelo Conselho Municipal e também na Conferência Municipal de Saúde.

Como ficam os atendimentos durante as obras

Na primeira etapa, o Hospital Municipal foi reformado para receber provisoriamente os atendimentos do PAC, garantindo um espaço adequado e seguro para as crianças.

Com essa mudança, a UPA Zona Norte passa a funcionar no prédio do PAC, liberando o início das obras em sua estrutura original.

Após a conclusão das obras da UPA, os atendimentos retornarão ao local, e só então terão início as obras de modernização do PAC. Com a reforma concluída, o atendimento pediátrico volta para o prédio de origem.

Confira o passo a passo:

– As obras iniciaram em meados de julho com as adequações no Hospital Municipal, que receberá temporariamente os atendimentos de urgência e emergência do Pronto Atendimento da Criança (PAC);

– Após a conclusão das adequações no Hospital Municipal, os atendimentos do PAC serão transferidos temporariamente para o Hospital Municipal e os atendimentos da UPA Zona Norte serão transferidos temporariamente para o prédio do PAC. Com isso, haverá início das obras no prédio da UPA Zona Norte;

– Após a conclusão da obra na UPA Zona Norte, os atendimentos de urgência e emergência voltam a ser realizados no local para início das obras no PAC. 

– Com tudo pronto, os atendimentos do PAC voltam ao local de origem, totalmente modernizado, para receber as crianças de Maringá com mais eficiência e conforto.