2025-08-18 – Retirada de fios de postes
Funcionários da Copel (Foto: PMPG)

Ponta Grossa começou nesta segunda-feira (18) uma ação para retirar cabos sem uso dos postes de energia, em parceria entre a Prefeitura e a Copel. A medida atende a uma demanda antiga da população e busca melhorar a segurança e a paisagem urbana.

As equipes iniciaram os trabalhos na Rua Nicolau Klüppel Neto, principal via do Núcleo Santa Paula. Durante a semana, a retirada de cabos seguirá pelas avenidas Dom Pedro II, Ernesto Vilela e João Manoel dos Santos Ribas, além das ruas Maurício de Nassau, Rio de Janeiro, Balduíno Taques e Travessa Santa Cruz. Outras regiões também serão atendidas nos próximos dias.

Poluição visual e riscos à população

Segundo a prefeitura, os cabos inutilizados causam poluição visual e podem oferecer riscos aos moradores. Somente em 2025, a Copel já emitiu 158 notificações contra empresas responsáveis por irregularidades na rede de cabeamento.

A manutenção da fiação é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme resoluções da Aneel e Anatel. Já as distribuidoras de energia, como a Copel, fazem a fiscalização e podem retirar cabos em situações de risco.

A Copel reforça que a população não deve tocar em cabos soltos e orienta que casos de fiação irregular sejam comunicados pelo telefone 0800 51 00 116.