sanepar
Foto: Sanepar

A Sanepar informou nesta terça-feira (25), que iniciou uma ampla ação de vistoria técnica operacional no sistema de coleta de esgoto em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. A inspeção, que se estenderá até outubro do próximo ano, abrangerá 20 mil imóveis localizados nos bairros Lar Paraná, Nossa Senhora da Aparecida, Jardim Modelo, Santa Cruz, Perdonccini, Milton de Paula Walter, Mário Figueiredo e Betel.

O objetivo das vistorias é verificar se as conexões hidráulicas de esgoto dos imóveis estão corretamente instaladas. Durante as inspeções, os técnicos analisam as ligações internas, a presença e adequação da caixa de gordura, a correta destinação da água da chuva para as galerias pluviais e a identificação de possíveis lançamentos irregulares de esgoto nessas galerias.

Caso sejam identificadas irregularidades, os moradores serão notificados e terão 30 dias para realizar as correções necessárias. Após esse prazo, as equipes retornarão para uma nova verificação, prevista para ocorrer em até 60 dias. Segundo a Sanepar, o Código Sanitário Estadual exige que todos os imóveis em áreas atendidas pelo sistema de esgoto estejam devidamente conectados à rede coletora. Atualmente, Campo Mourão conta com 37.839 imóveis ligados ao sistema, sendo que grande parte já passou por vistorias anteriores.

A Sanepar também anunciou que, após a conclusão dos trabalhos na cidade, as vistorias serão realizadas nos sistemas de esgotamento sanitário dos municípios de Araruna, Corumbataí do Sul, Mamborê, Moreira Sales e Terra Boa.

Para a realização das inspeções, é fundamental que os técnicos tenham acesso aos imóveis, onde realizam testes com aplicação de corantes líquidos nas instalações hidráulicas. O procedimento permite identificar possíveis falhas na conexão entre a rede de esgoto e as galerias pluviais. As verificações incluem a análise da caixa de gordura, pias, tanques e ralos.

Como segurança para os moradores, as equipes da empresa Engezzi Engenharia, contratada para esse trabalho, vão utilizar uniformes e crachás de identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar por mensagem no WhatsApp (41) 99544-0115, pelo telefone 0800 200 0115, diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar, Av. Capitão Índio Bandeira, 1620, das 8h30 às 17h, ou pelo site www.sanepar.com.br.

Com informações da AEN/PR