
A Secretaria de Saúde de Cascavel alerta que há 3 mil doses de vacina contra a dengue disponíveis para crianças de 10 a 14 anos no município. Os imunizantes são oferecidos gratuitamente em todas as 47 unidades de saúde da cidade. Apesar da disponibilidade, a adesão tem sido baixa: neste ano, apenas 122 pessoas procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) para se vacinar.
A vacinação desse público foi definida com base nas taxas de hospitalização por dengue, registradas nos últimos cinco anos no Brasil. Cascavel conta com uma população estimada de mais de 26,6 mil crianças nessa faixa etária, e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% desse grupo. Desde o início da aplicação da vacina em 2024, já foram administradas 7.509 doses, sendo 5.224 referentes à primeira dose e 2.285 à segunda. O esquema vacinal da dengue prevê duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
O atendimento para vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, com início às 8h e encerramento 15 minutos antes do fechamento de cada unidade de saúde. A recomendação do Programa Municipal de Imunização é que os responsáveis levem a carteirinha de vacinação da criança para manter o documento atualizado.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização, especialmente porque Cascavel enfrentou, no ano passado, a pior epidemia de dengue da sua história. A vacina protege contra os quatro tipos da doença e reduz o risco de agravamento dos casos. A pasta destaca ainda que os imunizantes têm eficácia comprovada e que as vacinas salvam vidas. A baixa adesão preocupa as autoridades sanitárias, que fazem um apelo para que os pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar o quanto antes.
Com informações da Prefeitura de Cascavel