A Prefeitura de Cascavel, no Oeste do Paraná, promoveu nesta semana mais uma etapa da Formação Continuada com o tema “Letramento: uma (r)evolução na educação da pessoa com deficiência”. O encontro foi conduzido pelo professor e mestre Geisse Martins, especialista em Educação Especial e tecnologias emergentes aplicadas à aprendizagem. Autor de mais de 20 livros e com experiência internacional, Martins compartilhou reflexões e estratégias sobre o uso da tecnologia assistiva no processo de alfabetização e letramento de estudantes com deficiência.
Diretores, coordenadores pedagógicos, professores das Salas de Recursos Multifuncionais e docentes do CETEA participaram da capacitação, aprofundando conhecimentos sobre como as soluções assistivas podem tornar a educação mais inclusiva e personalizada. As escolas envolvidas foram o Centro Educacional de Jovens e Adultos Paulo Freire e as unidades Divante Alves Britto da Silva, Profª Dulce Andrade S. Cunha, Luiz Vianey Pereira, Neiva Ewald, Profª Mari Fagnani Soares e Quintino.
Além da formação, as escolas-piloto receberão materiais específicos para aplicar as tecnologias assistivas diretamente com os alunos que necessitam desse suporte, tornando o processo de ensino mais acessível e eficaz.
A parceria entre a Semed e o Programa Educacional TiX Letramento viabiliza o uso de ferramentas inovadoras como o teclado inteligente multifuncional TiX e os aplicativos Expressia e TelepatiX. Esses recursos ampliam o acesso à comunicação escrita para alunos com limitações motoras ou cognitivas, tornando as atividades escolares mais acessíveis e dinâmicas.
A tecnologia assistiva tem papel fundamental na superação de barreiras no ensino e aprendizado, auxiliando tanto no processo de alfabetização — que envolve o domínio do sistema alfabético — quanto no letramento, que se refere ao uso social da leitura e escrita. No contexto da educação inclusiva, ela facilita a participação dos estudantes, especialmente em atividades de leitura, escrita e comunicação alternativa. Um exemplo são as pranchas de comunicação, que utilizam símbolos, letras, sons e imagens para possibilitar a interação e o desenvolvimento das habilidades de letramento.
Com o avanço dessas tecnologias e a formação de educadores, a rede municipal reforça seu compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, garantindo que cada estudante tenha acesso a um ensino de qualidade, independente de suas limitações.
Com informações da Prefeitura de Cascavel