
Nesta sábado (20), a Prefeitura de Cascavel entregou a tão aguardada Nova Ponte do XIV de Novembro, uma obra que resolve um gargalo histórico de mobilidade e alagamentos na região Sul da cidade. A demanda da comunidade já durava pelo menos 50 anos e agora deve beneficiar diariamente mais de 25 mil pessoas, entre motoristas, ciclistas e pedestres.
A antiga ponte não suportava o volume das chuvas, causando alagamentos frequentes. Agora, a nova estrutura apresenta capacidade de vazão de 237.110 litros de água por segundo, quase oito vezes maior que a anterior, que comportava apenas 29.638 litros.
Com 22 metros de largura, 16 de extensão e mais de 3 de altura, a ponte sobre o Rio Quati foi pensada para suportar chuvas intensas e garantir segurança à população.
Rua Souza Naves Sul foi ampliada
Além da ponte, a prefeitura também realizou o alargamento da Souza Naves Sul, desde a BR-277 até a Rua General Emilio Lúcio Esteves. Agora, a via conta com quatro pistas (duas de entrada e duas de saída), calçadas acessíveis, ciclofaixa e sinalização para pedestres.
A mudança promete reduzir o tempo de deslocamento e eliminar as longas esperas que antes eram comuns no trecho.
Próximas etapas de investimentos
A Nova Ponte é apenas a primeira etapa. A segunda já foi autorizada e prevê o alargamento das ruas Souza Naves Sul e Octávio Silveira Siqueira.
A terceira, em fase de projeto, contempla a continuação do binário da Rua Souza Naves até o viaduto, além da duplicação da BR-277 com a implantação de um novo viaduto.