
Cascavel, cidade do oeste do Paraná, anunciou um novo projeto de gestão de resíduos. O município será o primeiro fora da Região Metropolitana de Curitiba a destinar rejeitos de materiais recicláveis para reaproveitamento industrial. Em uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Rio Bonito Soluções Ambientais, a cidade enviará a primeira carga-teste para a empresa Itambé Cimentos, localizada em Balsa Nova.
Na empresa os materiais serão incorporados ao processo de fabricação do cimento por meio do coprocessamento. A primeira remessa contará com 45 fardos de rejeitos, totalizando 25 toneladas.
Campo Mourão: Sanepar anuncia vistorias para regularizar sistema de esgoto
Até então, os rejeitos resultantes da triagem nos seis Ecopontos da cidade eram destinados ao Aterro Sanitário Municipal, uma solução que, além de ocupar espaço, não gerava retorno econômico, segundo a Prefeitura. Apenas em 2024, Cascavel gerou cerca de 800 toneladas desse tipo de material, o que representa uma média de 68 toneladas por mês. Agora, a iniciativa busca transformar esse passivo ambiental em um recurso reaproveitável.