O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, vai receber um reforço de R$ 2,1 milhões para melhorias na estrutura e na segurança da pista. O anúncio foi feito pelo prefeito Renato Silva nesta terça-feira (22), durante uma reunião com secretários municipais e representantes do Automóvel Clube de Cascavel. O encontro tratou da gestão compartilhada do espaço e da busca por novos investimentos para manter o autódromo como referência nacional.
Entre as melhorias previstas estão a instalação de guard rails metálicos em todo o circuito, para garantir mais segurança aos pilotos, além de drenagem, cobertura dos boxes, arborização e até a criação de uma “cortina verde” ao redor da área. A meta é homologar o autódromo nos padrões da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A parceria com o Automóvel Clube será mantida, com a entidade atuando na fiscalização dos eventos e garantindo o cumprimento das normas do esporte motor. Segundo o presidente do clube, Edson Massaro, a gestão pública tem feito um bom trabalho e o objetivo é somar forças para ampliar a atuação do espaço.
Importância do autódromo
Cascavel, que já recebe anualmente provas da Stock Car, vai sediar duas etapas da categoria este ano. Para o secretário de Esportes, Alexandre Guerino, o autódromo é um dos principais atrativos da cidade e só perde em visibilidade para o Show Rural. “Este ano Cascavel vai ter duas provas da Stock, então nós estamos trabalhando, o prefeito está se dedicando para fazer do nosso autódromo de Cascavel, o melhor do País. Uma coisa a comissão definiu, é que a gestão do autódromo que continua nas mãos do poder público em parceria com o Automóvel Clube de Cascavel. Nosso objetivo é fazer com que o autódromo continue cada vez mais forte e trazendo ainda mais eventos grandiosos para Cascavel”, afirmou.
A Prefeitura já se prepara para buscar mais recursos junto ao Governo do Estado nos próximos dias para viabilizar a primeira fase das obras e reforçar o papel do autódromo como motor de desenvolvimento esportivo e econômico da cidade.