WhatsApp Image 2025-08-18 at 11_42_15 1
(Foto: PMC/Divulgação)

Cascavel foi escolhida pelo Ministério da Educação para participar da Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que acontece nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, na UFMG, em Belo Horizonte.

O evento reunirá 127 iniciativas de todo o Brasil que se tornaram referência na área, com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas e de gestão bem-sucedidas, além de fortalecer a colaboração entre escolas e secretarias de Educação.

No Paraná, além de Cascavel, também foram selecionados os municípios de Apucarana, Cianorte, Pato Bragado e Tijucas do Sul, confirmando o protagonismo do estado na Educação Integral.

Cascavel levará à Mostra sua Educação em Tempo Integral (ETI 2025), que hoje é referência nacional pela amplitude e diversidade de atividades oferecidas. O Município atende 10.931 alunos em 65 escolas municipais, sendo 32 delas com turmas em tempo integral, além de 59 Cmeis.

As escolas contam com laboratórios e oficinas que ampliam as oportunidades de aprendizagem, desenvolvendo diferentes áreas do conhecimento, como:
    •    Artes (desenho, escultura, teatro, música, canto e coral);
    •    Ciências (educação ambiental, iniciação científica e promoção da saúde);
    •    Tecnologia (informática e robótica);
    •    Educação Física (dança, esportes, ginástica circense e jogos intelectivos);
    •    Lutas/Artes Marciais (capoeira, judô, kickboxing e taekwondo);
    •    Línguas (inglês, português e literatura);
    •    Matemática (jogos e experiências matemáticas).

As escolas em tempo integral, como a Escola Municipal da Transparência, Escola Municipal Maximiliano Colombo, Escola Municipal Professora Kelly Christina Trukane Miranda, Escola Municipal Quintino Bocaiúva, Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling, entre outras, já se consolidaram como espaços de inovação, oferecendo uma formação que vai além da sala de aula e prepara os alunos para os desafios do futuro.