PHOTO-2025-02-13-14-01-56
(Foto: Flávia Adans)

A partir da próxima segunda-feira (24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cristal, em Cambé, na região norte do Paraná, passará a oferecer atendimento ampliado para casos suspeitos de dengue. A medida, que já ocorre na UBS do Jardim Silvino, busca atender à crescente demanda causada pelo aumento de casos da doença no município e garantir mais agilidade para os pacientes que buscam assistência médica.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, na Rua Ônix, 250. Adultos que apresentarem sintomas compatíveis com dengue, como febre, dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, diarreia e vômito, poderão procurar a unidade para avaliação médica e de enfermagem.

Casos mais graves, com sinais de alerta como sangramento ou desmaios, devem ser direcionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou encaminhados diretamente à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), onde há estrutura para emergências. Já crianças com suspeita da doença devem ser levadas a unidades com atendimento pediátrico ou à UPA.

Além da ampliação do atendimento, a Prefeitura segue com mutirões de limpeza para combater o mosquito transmissor da dengue. Na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a ação ocorrerá na região atendida pela UBS do Novo Bandeirantes. No sábado (22), será a vez da área abrangente pela UBS do Algacyr Ferreira. A população é incentivada a descartar corretamente objetos que possam acumular água, como móveis, madeiras e outros resíduos, contribuindo para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

Com informações da Prefeitura de Cambé