
Pelo terceiro ano consecutivo, Ponta Grossa, que fica nos Campos Gerais do Paraná, está entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo, de acordo com a lista divulgada pelo Intelligent Community Forum (ICF) nesta quinta-feira (06), em evento realizado no Canadá. A cidade e também Assaí, no interior do Paraná, são as únicas cidades brasileiras a integrarem o ranking de 2025, que é baseado em critérios rigorosos que analisam Conectividade, Trabalho, Inovação, Engajamento, Inclusão e Sustentabilidade.
Segundo a Prefeitura de Ponta Grossa, uma comunidade inteligente é aquela que utiliza tecnologias de informação e comunicação para melhorar a infraestrutura urbana, promover a participação cidadã e garantir um desenvolvimento econômico e social sustentável.
A cidade informou que tem investido em soluções que vão desde a implementação de programas de conectividade gratuita, como o PG Conectada, e ampliação da rede de Wi-Fi para a zona rural, até iniciativas de inovação e empreendedorismo, como o Vale dos Trilhos, o Estação Hub, programas de capacitação digital e inclusão tecnológica, além de projetos voltados à sustentabilidade, como a Usina Termoelétrica de Biogás e a expansão das hortas comunitárias.
A inclusão na lista das Comunidades Smart21 de 2025 reforça a competitividade global de Ponta Grossa, colocando-a ao lado de cidades como Reykjavík (Islândia), Bilbao (Espanha) e Coral Gables (EUA).
O processo de seleção do Intelligent Community Forum é meticuloso. Após a escolha das 21 comunidades mais inteligentes, um grupo de especialistas analisa as iniciativas e políticas adotadas por cada localidade. As sete comunidades mais bem avaliadas vão avançar para a próxima fase, sendo reconhecidas como Top7 Comunidades Inteligentes do Mundo, e, posteriormente, uma delas será eleita a Comunidade Inteligente do Ano.
Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa