A partir do dia 26 de agosto, Cascavel será palco da a Copa Mundo do Futsal Feminina. Com apoio da prefeitura, o torneio chega à sua quarta edição e vai reunir times de quatro países entre os melhores do Ranking Mundial Feminino da FIFA: Brasil, Argentina, Colômbia e Rússia.
Além das seleções tradicionais, a competição contará com uma equipe dos Estados Unidos, país que vem crescendo no futsal feminino. O ranking da FIFA, lançado recentemente, aponta o Brasil como líder mundial da modalidade.
O time local, Stein Cascavel, é tricampeão da Copa Mundo do Futsal e figura como favorito para defender o título em casa. O clube ganhou destaque internacional no site oficial da FIFA, que classificou o torneio como o mundial de clubes do futsal feminino.
Representando a Argentina, o tradicional Pinocho garantiu vaga após vencer a seletiva nacional. A Colômbia estará representada por Juventas e La Perla, esta última campeã da seletiva colombiana, trazendo atletas de alto nível. A Rússia terá o Normanochka, time com título nacional e que disputa sua terceira edição da Copa.
O NY Ecuador, equipe dos Estados Unidos, completa o grupo inicial. O clube vem crescendo a cada ano, trazendo mais força e experiência para o torneio.
Competição que eleva o futsal feminino
Os jogos serão realizados no Ginásio da Neva, das 14h às 20h, com entrada gratuita e sujeita à lotação. A Copa Mundo do Futsal Feminina foi criada para impulsionar o futsal no Brasil e no mundo, promovendo a competitividade entre clubes internacionais e revelando novos talentos.
Histórico do torneio
Desde sua criação em 2019, a Copa Mundo do Futsal fortalece o futsal masculino e feminino no Brasil. A primeira edição feminina aconteceu em 2022, em Campo Grande (MS), seguida pela edição de 2023 em Paranaguá. No ano passado, Cascavel já recebeu o torneio e agora volta a ser o centro das atenções do futsal mundial feminino.