A Prefeitura de Ponta Grossa informou que solicitou formalmente à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a isenção das tarifas referentes ao abastecimento de água no período equivalente a, no mínimo, três meses para todos os consumidores de Ponta Grossa, em razão da falta de água e desabastecimento.
De acordo com o executivo, a Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR) foi novamente notificada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para adotar providências urgentes diante da situação. A administração municipal ressalta que a Sanepar tem a obrigação legal de informar previamente qualquer interrupção no abastecimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência, exigência que não foi cumprida pela concessionária.
Como medida de fiscalização, a Prefeitura de Ponta Grossa estará aplicando as sanções previstas em lei, como multa correspondente a 10% do faturamento bruto da Companhia.
A Sanepar foi procurada pela reportagem do Bem Paraná para um posicionamento sobre o pedido da Prefeitura de Ponta Grossa e aguarda retorno.