Dois municípios do Paraná receberão quase 60 milhões para melhorias em periferias

Cidades contempladas são Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba

Editada por Isabelle Sales

(Foto ilustrativa: Franklin de Freitas)

O Novo PAC Seleções 2025, dentro do programa Periferia Viva – Urbanização de Favelas, vai investir mais de R$ 4,67 bilhões para transformar 49 comunidades em 32 municípios espalhados por 12 estados brasileiros. O foco dessa iniciativa é melhorar a dignidade, a mobilidade e a infraestrutura das áreas mais vulneráveis das cidades, promovendo uma verdadeira transformação nas periferias.

No Paraná, o investimento será de cerca de R$ 58,9 milhões, destinados a duas comunidades. Em Ponta Grossa, no Loteamento Parque das Andorinhas, será realizada uma série de obras para qualificação urbanística e integração territorial, que incluem a construção de um Centro Comunitário, abertura de novas vias internas, além de pavimentação, drenagem, sinalização e iluminação pública.

Já em Rio Branco do Sul, a intervenção acontecerá na área de risco conhecida como Madre Pinheiros, onde vivem famílias em situação vulnerável. O projeto prevê a realocação dessas famílias para áreas definidas como territórios periféricos e a criação do Parque Municipal das Araucárias, preservando a mata nativa local e solucionando conflitos socioambientais existentes na região.

Programa Periferia Viva

O Ministério das Cidades é o responsável pela coordenação das obras de urbanização em favelas, palafitas e loteamentos informais, garantindo infraestrutura urbana completa, que abrange saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário, iluminação pública, recuperação ambiental, melhorias habitacionais, produção de moradias, regularização fundiária e trabalho social.

Para garantir o sucesso dessas ações, o programa conta com a articulação de 17 ministérios, que desenvolvem políticas integradas que vão além da infraestrutura, buscando transformar a qualidade de vida nas periferias de forma ampla e coordenada.