
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promove entre os dias 10 e 13 de março o evento “Saúde em Movimento 2025” em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. A iniciativa reunirá cerca de duas mil pessoas, incluindo gestores, prestadores e trabalhadores da saúde pública, com o objetivo de atualizar estratégias e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde no Estado. Durante o evento, o Governo anunciará um pacote de investimentos para a saúde, abrangendo novos programas e repasses voltados para a ampliação de cirurgias eletivas, infraestrutura e reforço da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde.
A programação do “Saúde em Movimento 2025” inclui palestras, capacitações e diversos encontros técnicos. Entre as atividades previstas estão o 3.º Encontro Estadual do PlanificaSUS Paraná, o 3.º Encontro do Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias em Ação e o 8.º Acolhimento do Programa Mais Médicos para o Brasil no Paraná. Também haverá a Oficina para Implantação da Oferta de Cuidados Integrados, uma reunião técnica da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e a primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR).
Além das discussões estratégicas, o evento contará com uma exposição eletrônica de 10 experiências municipais bem-sucedidas, selecionadas entre 310 trabalhos técnico-científicos inscritos. As iniciativas apresentadas servirão como referência para inovações no trabalho em saúde no Estado.
O encontro contará com a presença de diretores e técnicos da Sesa, secretários municipais de saúde dos 399 municípios paranaenses, dirigentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), além de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A expectativa é que o evento fortaleça a integração entre os diferentes níveis de gestão e execução das políticas públicas de saúde, promovendo avanços concretos para o setor no Paraná.
Com informações da AEN/PR