download
(Foto: PMFI/Divulgação)

A Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) vai intensificar as operações em Foz do Iguaçu nos próximos meses, com ações programadas em dias alternados. O foco é verificar alvarás de funcionamento, licenças ambientais e sanitárias, além de coibir a perturbação do sossego e práticas ilegais.

No último fim de semana, 11 estabelecimentos foram vistoriados em bairros como Três Lagoas, Jardim Universitário, Centro, Porto Meira e Vila A. Desses, dois foram interditados por graves irregularidades e cinco receberam multas.

Mais de 40 empresas fiscalizadas em 2025

De janeiro até agora, a AIFU já vistoriou 44 empresas, lavrou 12 autos de infração com aplicação de multas e interditou dois comércios.


As operações acontecem sem aviso prévio e contam com a participação de órgãos municipais, estaduais e federais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e a Secretaria de Finanças e Orçamento.

O que é a AIFU?

A AIFU é uma operação conjunta que reúne órgãos municipais, estaduais e o Judiciário para fiscalizar estabelecimentos de grande público. Cada instituição atua em sua área, como Corpo de Bombeiros na segurança contra incêndio, Fazenda nos alvarás, polícias na segurança e documentos, Vara da Infância e Conselho Tutelar na proteção de menores. As ações, realizadas geralmente à noite e de madrugada em locais de lazer, têm como objetivo prevenir riscos, combater irregularidades e garantir a segurança da comunidade.